A política agrícola brasileira, sugestões de melhorias e como funciona a política agrícola norte-americana serão discutidos no Seminário Internacional da Integração do Agronegócio com o Sistema Judicial. O evento será de 23 a 24 de abril, no hotel Gran Odara, em Cuiabá.
No painel que abordará o tema está o produtor e presidente da Associação Americana de Soja (ASA), Ray Gaesser, que vai destacar a política agrícola norte-americana. Ele é membro da associação desde a década de 80.
Gaesser também foi presidente da associação estadual em 2007 e 2008 e atuou no Comitê de Produtos Agrícolas do Departamento de Desenvolvimento Econômico de Iowa de 2006 a 2011. Ele possui uma fazenda de seis mil alqueires, onde planta três mil alqueires de soja e três mil de milho.
O painel será mediado pelo presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado. “É um assunto importante e muito interessante. Tanto os magistrados quanto os produtores rurais terão a oportunidade de conhecer e esclarecer dúvidas sobre a política agrícola norte-americana e a brasileira, verificar diferenças, tendências e oportunidades”, afirma Prado.
O ex-secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura (Mapa) e atual secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, Seneri Paludo, vai falar sobre a "Política agrícola brasileira: o seguro de renda e os títulos do agronegócio".
Segundo Paludo, a tendência é que o governo federal fomente os títulos privados do agronegócio trazendo outros bancos privados e cooperativas de crédito com o objetivo de diminuir a dependência que o agricultor tem do crédito oficial e tornar o ambiente de negócio mais competitivo.
Atualmente, a política agrícola brasileira é baseada no seguinte tripé: Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), crédito oficial por meio dos bancos públicos e subvenção ao seguro rural. São padrões da economia adotados no Brasil desde a década de 70.
Sobre o evento – O Seminário Internacional da Integração do Agronegócio com o Sistema Judicial é realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT).
O objetivo é debater os desafios do agronegócio no mundo globalizado. Haverá seis palestrantes internacionais, dois ministros do STJ, um ministro do TST, economistas e especialistas do agronegócio que irão destacar os temas: perspectivas da economia brasileira; o cenário agro mundial; políticas agrícolas; legislação ambiental; negócios jurídicos e o direito aplicado ao agronegócio.
O evento tem o patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat).
Mais informações: www.sistemafamato.org.br/seminario
SERVIÇO:
Seminário Internacional da Integração do Agronegócio com o Sistema Judicial
Data: de 23 a 25 de abril
Local: hotel Gran Odara, em Cuiabá
Informações: www.sistemafamato.org.br/seminario
Contato: (65) 3928-4421 e eventos@famato.org.br