As expectativas para o Seminário Internacional da Integração do Agronegócio com o Sistema Judicial, que ocorre de 23 a 25 de abril, são as melhores. A organização do evento espera superar o número de inscritos em relação ao ano passado. O último Seminário, realizado em 2014 no município de Sorriso, foi um sucesso e teve grande participação da população, dos empresários do agronegócio e dos magistrados brasileiros.
De acordo com o desembargador Márcio Vidal, em Cuiabá o número de interessados aumenta, uma vez que a cidade possui maior número de faculdades de direito e advogados.
Um dos grandes diferenciais deste ano é o fato de as discussões serem voltadas para o viés internacional, com palestrantes vindos de fora. "Nós teremos este ano em Cuiabá um seminário onde estarão presentes juristas da Argentina, França, Estados Unidos e também os brasileiros, onde vamos debater a economia, o agronegócio em si, que é a parte jurídica do sistema judicial, além da questão do meio ambiente. Não se pode pensar no agronegócio sem necessariamente passarmos, explorarmos essa área tão importante, já que Mato Grosso possui os três ecossistemas", explicou o desembargador.
Para o magistrado o seminário representa, primeiramente, que “o conhecimento é a liberdade, é a retirada das algemas do desconhecido”.
O presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado, destacou a parceria e participação dos magistrados e de pessoas da área jurídica juntamente com pessoas relacionadas à agropecuária e ao agronegócio. "Nós queremos estreitar essa parceria entre produtores rurais e a classe dos advogados, para que uma entenda a outra. Esse evento é muito importante nesse momento", enfatizou.
Ao todo serão 400 vagas para os que se interessarem em participar do Seminário Internacional. Podem se inscrever representantes do agronegócio, magistrados, advogados, produtores rurais e estudantes de direito.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas somente pelo site www.sistemafamato.org.br/seminario. O evento é realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e pelo Tribunal de Justiça (TJ-MT) e acontecerá no Centro de Eventos Ágora, no hotel Gran Odara, em Cuiabá.