O Sistema Famato e o Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT-MT) firmaram nesta quinta-feira (04.12) um Acordo de Cooperação que visa o desenvolvimento de ações sobre saúde e segurança do trabalhador no campo e outros temas relacionados à legislação trabalhista.
O acordo prevê a realização de ações educativas como palestras, cursos, seminários, exposições, entre outros, que serão realizadas durante eventos organizados pelas entidades que compõem o Sistema Famato e associações parceiras em todo o Estado.
Segundo o presidente interino do Sistema Famato, Normando Corral, o objetivo principal é estabelecer uma aproximação do setor produtivo com a Justiça do Trabalho. “As relações de trabalho às vezes são mal interpretadas, quando não desconhecidas. Através desta ação, vamos rever os conceitos e quando mudamos os conceitos, mudamos também os comportamentos”, argumentou Corral.
O presidente do TRT-MT, Edson Bueno, ressaltou a importância da parceria. “Este acordo será uma oportunidade de dialogar e esclarecer os direitos e deveres dos trabalhadores da agricultura e, com isso, ampliar as ações de prevenção dos acidentes de trabalho no segmento”, disse Bueno.
De acordo com o juiz e coordenador do Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin) do TRT-MT, Paulo Brescovici, a parceria possibilitará que o tribunal saia dos gabinetes para dialogar com a sociedade civil organizada. “Trabalhadores, empregadores e a sociedade como um todo carecem de informações. Nós temos um arsenal jurídico muito complexo, que precisa ser compreendido e transformado em algo simples. É de suma importância conhecer os diretos e responsabilidades de empregadores e empregados e unir esforços na prevenção dos acidentes de trabalho, que consomem todos os anos 4% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, o equivalente a R$ 71 bilhões, que poderiam ser destinados à saúde, educação, infraestrutura, dentre outros”, pontuou Brescovici.
Também participaram da assinatura do Termo de Cooperação o diretor de Relações Institucionais da Famato, Rogério Romanini, o diretor Administrativo e Financeiro da entidade, Nelson Piccoli, o juiz auxiliar da presidência do TRT, Plínio Podolan, e o secretário geral da presidência do Tribunal, Wanderson França.
A Famato é a entidade que representa 87 Sindicatos Rurais de Mato Grosso. Junto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) formam o Sistema Famato. Acompanhe as redes sociais: www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (twitter e instagram).