Os participantes da turma dois do projeto Futuros Produtores do Brasil encerram suas atividades do ano de 2014 na sexta-feira (10/10) em uma cerimônia realizada pela Federação da Agricultura de Pecuária de Mato Grosso (Famato) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT). O projeto, idealizado pela Famato, tem o apoio do Senar-MT, Sindicatos Rurais e patrocínio da Monsanto. O principal objetivo é despertar nos jovens, filhos de produtores rurais, o interesse e a paixão pelo agronegócio, além de formar novas lideranças do setor.
Vinte e quatro jovens receberam o certificado de conclusão das fases um e dois do projeto. Eles participam das atividades desde o ano passado que de lá para cá totalizaram nove encontros. Em 2013, os integrantes desse grupo tiveram a oportunidade de conhecer propriedades rurais de Mato Grosso que são modelo na produção de grãos, na pecuária e na integração Lavoura, Pecuária e Floresta (iLPF). Também visitaram o Porto de Santos e a bolsa de valores de São Paul BM&F Bovespa.
Este ano, as quatro primeiras reuniões foram em Cuiabá com o foco no desenvolvimento de carreira, quando foram apresentadas aos jovens diversas áreas de atuação no agronegócio. Além disso, eles aprenderam um pouco mais sobre a importância da representação política do setor. O quinto encontro do grupo foi no estado de São Paulo, onde os participantes conheceram o parque tecnológico da Monsanto e uma estação experimental agrícola da Basf.
Na cerimônia de encerramento, o presidente em exercício do Sistema Famato Normando Corral parabenizou o grupo e destacou a importância dos jovens para a continuidade da vida no campo. “A responsabilidade de vocês é manter a vida na Terra, por meio da produção de alimento de forma correta e sustentável”, afirma Corral.
“Para nós foi uma honra fazer parte desta iniciativa que contribuirá para promover o desenvolvimento da agricultura brasileira. A formação de novas lideranças, um dos grandes desafios do agronegócio é fundamental para o avanço da agricultura no Estado do Mato Grosso e em todo Brasil”, afirma Daniela Mariuzzo, gerente de Responsabilidade Social Corporativa da Monsanto.
O presidente do Sindicato Rural de Sorriso e pai do participante Matheus Lenz, Laércio Lenz, acredita que participação nos Futuros Produtores do Brasil ajudou o filho a crescer como pessoa e como futuro profissional. “Além do aprendizado que ele e os demais participantes levarão para a vida profissional, esses meninos aprenderam a conviver como outras pessoas, fizeram novas amizades, criaram laços com a Famato, com o Senar-MT e com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea e conheceram lugares diferentes”, destaca Lenz.
“Durante esses dois anos, pudemos conhecer o grande leque de oportunidades que o setor agropecuário oferece. Têm muitas coisas que seria impossível conhecer se estivéssemos apenas na nossa propriedade. Além disso, aprendemos como trabalhar em família e resolver os problemas sem criar conflito com os pais e irmãos”, ressalta Matheus Lenz.
Para saber mais sobre o projeto e ver os registros fotográficos da cerimônia acesse www.facebook.com/futurosprodutoresdobrasil.