Pesquisadores de diversas universidades da Alemanha estiveram na Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) na terça-feira (30/09) apresentando os primeiros resultados do projeto Carbiocial, que levantou dados sobre solo, clima e produção nos arredores da BR-163, em Mato Grosso e Pará. O grupo também fará nesta quarta-feira (1º/10) um dia de campo na fazenda Santa Lucia, em Campo Verde.
O projeto é uma parceria entre o Ministério de Educação e Ciência alemão (BMBF) e o Ministério de Ciência Tecnologia do Brasil. Em Mato Grosso, a cooperação é feita entre as universidades da Alemanha e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Famato.
Durante cerca de três anos, os pesquisadores se dividiram entre os municípios de Campo Verde, Santa Carmem e Novo Progresso, no Pará. Segundo o coordenador do projeto, Stefan Hohnwald, “o Carbiocial é direcionado a entender o impacto do uso do solo na quantidade de água, buscar o aperfeiçoamento de técnicas de produção que minimizem problemas como erosão e infertilidade do solo, entender a interação entre ambiente e uso do solo, dentre outros pontos, e ter condições de propor inovações econômicas e sócias, além de gerar ferramentas de apoio às decisões de planejamento”.
Segundo o gestor do Núcleo Técnico da Famato, Carlos Augusto Zanata, a entidade contribuiu fornecendo informações para o levantamento de dados dos pesquisadores. “Quando entendermos os impactos causados pelas mudanças do uso do solo, ficará mais fácil para o produtor planejar suas atividades, melhorando eficiência, sustentabilidade e rentabilidade na propriedade. O projeto por si só tem esse objetivo de criar informações e conhecimento para encontrar alternativas viáveis para produção”, disse Zanata.
A Famato é a entidade que representa 87 Sindicatos Rurais de Mato Grosso. Junto com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), forma o Sistema Famato. Acompanhe as redes sociais: www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (twitter e instagram).