O Pró-Genética, programa de melhoramento genético do rebanho bovino de corte e de leite das raças zebuínas desenvolvido pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), foi apresentando aos produtores rurais, presidentes e diretores dos sindicatos rurais da região norte de Mato Grosso. O evento, organizado pelo vice-presidente da Região I da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Arnaldo Campos, aconteceu no domingo (21/09) em Alta Floresta. O prefeito do município Asiel Bezerra também participou da reunião.
Em Mato Grosso o programa que chegou ao Estado por meio de uma parceria firmada entre a Famato e a ABCZ tem o objetivo de estimular o aumento da produção de carne e de leite nas pequenas e médias propriedades rurais, por meio do uso de touros zebuínos Puros de Origem (PO). O diretor do Pró-Genética, Rivaldo Machado Borges, e o diretor de melhoramento genético da ABCZ, Lauro Fraga Almeida, fizeram a apresentação do programa.
Para que os pequenos e médios produtores tenham acesso aos reprodutores melhorados, a ABCZ realiza feiras e leilões onde os touros são comercializados a preços acessíveis. De acordo com o vice-presidente da Região I da Famato, Arnaldo Campos, o Pró-Genética foi bem aceito na região. 'Alguns presidentes de sindicatos já sinalizaram a vontade de realizar as feiras do programa em seus municípios. O que mostra a boa adesão do programa na região', diz Campos.
A Famato é a entidade que representa 87 sindicatos rurais. Junto com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), forma o Sistema Famato. Acompanhe as redes sociais: www.facebook.com/sistemafamato (facebook) e @sistemafamato (twitter e instagram).