A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), por meio do representante da entidade no Conselho de Consumidores de Energia Elétrica de Mato Grosso (Concel/MT), Edvaldo Belisário, participou do III Encontro de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica da Região Sul. O evento aconteceu semana passada, em Foz do Iguaçu – PR, e reuniu representantes de 19 estados brasileiros.
O objetivo do encontro foi reunir pontos de discussão de diversos conselhos distribuídos em todo o país para apresentar sugestões de melhorias à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os conselhos são formados por representantes das classes residencial, rural, comercial e industrial, além do poder público e Procon.
Um dos assuntos mais discutidos durante o encontro foi o atual modelo do setor elétrico brasileiro, envolvendo desde a geração de energia até o transporte e a sua comercialização. De acordo com Belisário, a produção e o consumo de energia elétrica são diferentes de outros sistemas de redes, como saneamento e gás. "A energia elétrica não pode ser armazenada, como acontece com o gás e outros recursos. Isso implica na necessidade de equilíbrio constante entre oferta e demanda. Economizar ainda é uma prática extremamente inteligente", destaca Belisário.
A Famato é a entidade que representa 87 sindicatos rurais. Junto com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), forma o Sistema Famato. Acompanhe as redes sociais: www.facebook.com/sistemafamato (facebook) e @sistemafamato (twitter e instagram).