Na próxima quinta-feira (21.08), os integrantes da turma 01 do projeto Futuros Produtores do Brasil embarcarão para São Paulo, onde irão visitar a Bolsa de Valores BM&F Bovespa e, no dia seguinte (22.08), o Porto de Santos. Este será o quarto e último encontro do grupo este ano.
“Além de conhecerem a estrutura de uma das mais importantes bolsas de valores do mundo, os participantes terão a oportunidade de aprender mais sobre o mercado de ações e o mercado futuro na BM&F Bovespa. Com este projeto, queremos despertar nesses jovens o interesse e a paixão pelo agronegócio”, afirma o diretor Administrativo e Financeiro da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Nelson Piccoli.
No dia 22.08 o grupo conhecerá a dinâmica de exportações de dentro do Porto de Santos, o maior da América Latina. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), de janeiro a julho deste ano mais de 9,7 milhões de toneladas de produtos de Mato Grosso foram enviados ao exterior pelo Porto de Santos, o que corresponde a mais de US$ 5 bilhões.
A estudante Carolina Frozza, uma das participantes do projeto, diz que está ansiosa para o encontro desta semana. “Para quem está no meio rural, conhecer o Porto de Santos e a Bolsa de Valores de São Paulo é fundamental. Confesso que não faço ideia de como sejam esses lugares, a expectativa para conhecê-los é grande”, conta Carolina.
“Essas visitas são fundamentais para que os jovens tenham uma visão mais completa da cadeia produtiva do agronegócio no Brasil e compreendam como ele está totalmente conectado ao mercado de alimentos e à logística no mundo”, comenta Daniela Mariuzzo, gerente de Responsabilidade Social Corporativa da Monsanto, empresa que patrocina a realização do projeto.
Os jovens já participaram de encontros na fazenda Filadélfia, em Campo Verde, onde puderam aprender mais sobre a produção de grãos, algodão e peixes. Em junho, os participantes foram até Sorriso para conhecer a gestão da fazenda Herkapi e o funcionamento das cooperativas rurais. No mês seguinte, o encontro foi na fazenda Gamada, em Nova Canaã do Norte, considerada modelo na integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF). Todas as fazendas são geridas por pais e filhos.
Projeto – O projeto Futuros Produtores do Brasil é uma iniciativa da Famato e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), com o apoio dos Sindicatos Rurais e patrocínio da Monsanto. Este é o segundo ano do projeto que conta com duas turmas de jovens com idade entre 16 e 24 anos, filhos de produtores rurais e de pessoas ligadas ao agronegócio.
Para mais informações sobre o projeto acesse a página do facebook: www.facebook.com/futurosprodutoresdobrasil.