Os analistas do Núcleo Técnico da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) irão participar das oficinas temáticas promovidas pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e pelo Instituto Pensar Agropecuária. Os encontros começaram hoje (19/08) e ocorrerão até sexta-feira (22/08) na sede da FPA, em Brasília. Os temas das oficinas serão os mesmos das comissões temáticas, são eles: política agrícola, infraestrutura e logística, questões trabalhistas, ambientais, de defesa agropecuária e de direito de propriedade.
De acordo com o coordenador do evento, Gustavo Carneiro, o objetivo é definir metas e prioridades que resultarão em propostas e bandeiras a serem adotadas na próxima legislatura pelos deputados e senadores comprometidos com o agronegócio brasileiro. "O cenário para essas discussões é oportuno por se tratar de um ano eleitoral e os presidenciáveis estão manifestando interesse em se aproximar cada vez mais do setor", explica Carneiro.
O diretor executivo da Famato, Walter Valverde, ressalta a importância da participação da entidade nas oficinas. "Durante o ano, nossas seis comissões permanentes da Famato se reúnem e recebem periodicamente as demandas dos produtores de Mato Grosso. As oficinas são o momento em que essas solicitações e reivindicações específicas do nosso Estado são levadas para a FPA", afirma Valverde.
A Famato é a entidade que representa 87 sindicatos rurais. Junto com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), forma o Sistema Famato. Acompanhe as redes sociais: www.facebook.com/sistemafamato (facebook) e @sistemafamato (twitter e instagram).