A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) se reuniu ontem (03.06) com representantes da superintendência do Banco do Brasil em Mato Grosso para discutir a análise das operações de financiamento para novos investimentos, principalmente para a aquisição de animais. Muitos produtores da região norte do Estado, principalmente dos municípios de Matupá, Guarantã do Norte e Marcelândia, encontram dificuldades na aprovação desses financiamentos, o que dificulta novos aportes na agropecuária da região.
De acordo com a vice-diretora de Relações Institucionais da Famato e presidente do Sindicato Rural de Matupá, Cecília Stafuzza, ao analisar os projetos, muitas vezes alguns membros da equipe da instituição financeira não levam em consideração a capacidade de pagamento dos produtores de acordo com a evolução do rebanho e o aumento de seus rendimentos com os novos investimentos, comprovando sua capacidade de honrar com o compromisso firmado. “Muitos produtores da nossa região não estão conseguindo acessar o financiamento para novos investimentos por conta destes equívocos, o que atrapalha o desenvolvimento do setor na região”, explica.
A dirigente considerou a reunião bastante positiva. “O Banco do Brasil já está ciente destes problemas e nos garantiu que está trabalhando para a normalização. Acredito que em breve a situação estará resolvida e os produtores conseguirão acessar os financiamentos para investir no crescimento da produção”.
A Famato é a entidade que representa os 87 Sindicatos Rurais de Mato Grosso. Junto com o Imea e o Senar-MT formam o Sistema Famato. Acompanhe nossas redes sociais: www.facebook.com.br/sistemafamato e @sistemafamato.