A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) participou da etapa estadual da 4ª Edição do Rally da Pecuária. A expedição passou por 15 municípios entre os dias 16 e 23 de maio. Além de Mato Grosso, outros oito estados receberam a visita das equipes técnicas do rally. O objetivo foi avaliar a situação da bovinocultura nas principais regiões produtoras do país e fazer um levantamento completo das áreas de cria, recria, engorda e confinamento. Para isso, os pecuaristas responderam um questionário e forneceram amostras de solo para análise.
Este ano, o Rally do ABC também foi incluído na programação do Rally da Pecuária. A intenção é levantar informações sobre a adoção das tecnologias do Plano ABC e sobre a utilização das linhas de crédito pelos pecuaristas.
O presidente da Comissão de Pecuária de Corte, Neto Gouveia, e o analista de Pecuária da Famato, Rafael Linhares, integraram a equipe técnica que visitou as propriedades em Mato Grosso. Além de ajudarem na realização das entrevistas com os produtores e na coleta das amostras de solo, os técnicos da Famato foram responsáveis pela mobilização dos pecuaristas dos municípios por onde o rally passou.
“Foi uma importante iniciativa da Agroconsult para fazer um diagnóstico da pecuária no Estado. Conseguimos ver o que os produtores estão adotando de novas tecnologias e também constatamos que a pecuária de Mato Grosso ainda tem muitos desafios, entre eles a logística. Em um dos trechos que percorremos, por exemplo, gastamos seis horas para andar 180 km de estrada de Cotriguaçu até Juína. Vimos muitos atoleiros e pontes em condições ruins”, relata Gouveia.
Para Linhares a experiência foi muito positiva, pois além de estar em contato com o produtor e com os sindicatos rurais foi possível conhecer as dificuldades e os avanços dos pecuaristas da região. “Conseguimos ver que a diminuição da área de pastagem, devido ao avanço da morte súbita do capim-braquiarão e ao avanço do capim-navalha, é uma das principais preocupações dos pecuaristas da região norte de Mato Grosso. Mas também vimos coisas positivas, como propriedades que estão conseguindo recuperar e reformar pastagens e aumentado a quantidade de animais por área”, conta.
Os resultados das pesquisas realizadas durante o Rally da Pecuária serão apresentados no dia 04/06 em São Paulo. O Rally é realizado pela Agroconsult com o patrocínio da Dow AgroSciences e da Caixa Econômica Federal, com o apoio institucional da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes e do Ministério da Agricultura, e apoio da FIESP, Mitsubishi, BM&F/Bovespa, BeefPoint, Agrosatélite e Agroipes, além do apoio regional da Famato e Imea, em Mato Grosso.