Barra do Garças encerrou as rodadas de visitas do Pensar MT na sexta-feira (23.05). O projeto passou por diversos municípios do Estado entre os meses de abril e maio levantando as demandas dos produtores rurais e da sociedade para o pleito eleitoral de outubro deste ano. As informações serão compiladas em uma agenda positiva, elaborada em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), que ficará pronta em agosto e será entregue aos candidatos, independentemente de quem sejam os escolhidos, no mês de setembro.
O projeto Pensar MT é uma iniciativa do Fórum Agro MT, formado pelas entidades Famato, Aprosoja, Ampa, Acrimat, Acrismat e Aprosmat. Além das informações levantadas nos municípios visitados, foi feita uma pesquisa individual com 50 líderes do agronegócio. Para o professor e jornalista Onofre Ribeiro, que palestrou nos encontros, o projeto é inovador e poderá ser utilizado como um novo conceito de planejamento. “O Pensar MT mostrou o quanto o setor agropecuário é engajado. Conseguimos mobilizar as pessoas e mostrar que é possível levar nossas necessidades ao olhos dos futuros candidatos. É importante dizer que não estamos entregando um plano de governo pronto, mas apontando o que, como e para que fazer, dando um direcionamento para aqueles que prontificarem em assumir lugares no poder público”, destaca Ribeiro.
O presidente da Famato, Rui Prado, avalia como positivas as visitas pelo interior do Estado. “Tivemos grande participação de produtores e da sociedade e o nível das discussões superaram nossas expectativas. O que percebemos é que todos, de uma forma geral, querem que os governantes percebam as melhorias que Mato Grosso precisa para continuar crescendo. Entre as demandas mais urgentes, a logística foi a mais citada em todos os municípios por onde passamos. Agora, estas informações serão compiladas em um documento e entregues aos candidatos”, explica Prado.
“As rodadas pelo interior foram excelentes. A participação de produtores rurais e sociedade em geral foi muito interessante, pois mostrou que todos querem discutir propostas para um Mato Grosso melhor. Conseguiremos ter um documento importante com as demandas do setor produtivo para entregar aos candidatos ao governo estadual”, avalia o presidente da Aprosoja-MT, Carlos Fávaro.
Os municípios visitados foram: Alta Floresta, Colíder, Marcelândia, Juína, Pontes e Lacerda, Cáceres, Cuiabá, Alto Araguaia, Rondonópolis, Sinop, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Mutum, Confresa, Querência, Canarana e Barra do Garças.
Para mais informações sobre o projeto acesse o site www.pensarmt.com.br. Lá estão disponíveis as fotos, todas as matérias, informações sobre os projetos e entrevistas especiais com os participantes dos encontros.