Dia 31 de maio, às 8h, ocorrerá em Cuiabá o primeiro encontro da segunda turma do projeto Futuros Produtores do Brasil, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato). O grupo é formado por 26 jovens que participaram da primeira edição do projeto no ano passado. O encontro tem como foco o desenvolvimento da carreira e contará com a participação de um convidado especial do segmento, o diretor administrativo do Grupo Guerino Ferrarin, André Ferrarin, e o consultor Álvaro de Carvalho Neto.
O projeto é realizado pela Famato e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), com o apoio dos Sindicatos Rurais e o patrocínio da Monsanto. O objetivo é formar novos líderes do agronegócio e despertar nos jovens o interesse pela atividade agropecuária e a continuidade dos negócios da família.
André Ferrarin é filho dos fundadores do grupo Guerino Ferrarin, que trabalha com transporte, armazenagem e produção de grãos. Há oito anos ele decidiu, junto com os dois irmãos, trabalhar na empresa dos pais. Para André, só existe sucessão familiar se os herdeiros estiverem preparados para isso. "A sucessão não pode ser vista somente como uma questão patrimonial, até porque o maior patrimônio já foi conseguido pelos nossos pais e cabe a nós preservá-lo, para isso temos que estar bem preparados", orienta.
A jovem de Tapurah Natália Becker conta que a participação nos Futuros Produtores foi essencial para que ela decidisse pela carreira de agrônoma. "Estou empolgada para a segunda fase do projeto. Até o ano passado eu não me interessava pelo agro e nem sabia que profissão escolher, mas depois de participar dos encontros tive certeza de que quero continuar no agro e para isso vou fazer vestibular em agronomia no fim deste ano. Não vejo a hora de reencontrar a turma e participar dos encontros, afinal ano passado foi bem proveitoso", relata.
Futuros Produtores 2014 – Este é o segundo ano do projeto Futuros Produtores do Brasil que conta com duas turmas de jovens com idade entre 16 e 24 anos, filhos de produtores rurais e de pessoas ligadas ao agronegócio. A primeira turma, chamada de turma 1, é formada por jovens que estão pela primeira vez participando do projeto. No segundo grupo (turma 2) estão os participantes que iniciaram no projeto em 2013. A turma 1 fará encontros em propriedades rurais consideradas referência na produção de grãos e pecuária em Mato Grosso. A turma 2 receberá orientações sobre carreira, empreendedorismo e desenvolvimento interpessoal. Os encontros para ambos os grupos começaram em maio e irão até setembro em Mato Grosso, São Paulo e Brasília.
Para mais informações sobre o projeto acesse a página do facebook dos Futuros Produtores do Brasil: www.facebook.com/futurosprodutoresdobrasil.