Cerca de 100 pessoas, entre produtores rurais, sociedade, representantes do comércio e da sociedade de Canarana se reuniram na noite de quinta-feira (22.05) para apresentar suas demandas ao projeto Pensar MT. O município, localizado no nordeste de Mato Grosso, produziu na safra 2013/2014 645 mil toneladas de soja e 241 mil toneladas de milho, de acordo com dados Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Entre os problemas apontados estão logística, infraestrutura, falhas na distribuição de energia elétrica, entre outros que estão compilados em um documento elaborado pelo “Fórum Canarana + 10”. Representantes do município de Gaúcha do Norte (160 km de Canarana) também participaram do evento.
No debate, o professor e jornalista Onofre Ribeiro fez uma análise do desenvolvimento da agropecuária em Mato Grosso. “Em qual Mato Grosso vamos viver nos próximos anos? Em 20 anos passamos de 2,5 milhões de toneladas de grãos para 38 milhões de toneladas. Em sete anos serão 68 milhões (t). O Estado vive uma revolução e não podemos perder os próximos quatro anos com governantes que não tenham planejamento”, destacou Ribeiro.
O vice-presidente da região IV da Famato, Marcos da Rosa, lembrou que as demandas de Canarana não são diferentes das demais regiões do Estado e por isso, a união na cobrança de melhorias é tão importante. “Mato Grosso está praticamente abandonado. Todas as regiões têm problemas em comum, principalmente no que se refere a infraestrutura. Além de pagarmos impostos exorbitantes, precisamos ainda cobrar que o governo nos devolva este valor em obras. Em Canarana elencamos nossas demandas no ‘Fórum Canarana + 10’ e esperamos com o Pensar MT mostrar que podemos ser fortes para fazer esta cobrança”, pontuou Rosa.
Uma das demandas emergentes de Canarana é a infraestrutura no setor energético da região. “Falta energia nas cidades e também no campo. Estamos aguardando novos investimentos, que segundo a empresa concessora em Mato Grosso serão feitos ainda este ano, porém com o crescimento da região, logo será necessário ampliar ainda mais a rede elétrica”, disse o tesoureiro do Sindicato Rural de Canarana, Oladir Sangaletti.
O produtor rural Pérsio Cancian lembrou que os recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) precisam ser destinados para a logística e habitação. Ele também defendeu a criação de conselhos municipais para fiscalizar a utilização dos recursos pelo município. “Precisamos cobrar que pelo menos 30% dos recursos do Fethab vá para os municípios, onde seriam criados conselhos para fiscalizar a utilização dos recursos, principalmente em obras nas estradas. Uma coisa que sempre digo é que progresso não vai no escuro e não anda em estrada de chão”.
Cerca de 10 representantes de produtores e sociedade de Gaúcha do Norte também levaram suas demandas ao projeto Pensar MT. A presidente do Sindicato Rural de Gaúcha do Norte, Neusa Wessner, conta que também se reuniram para escrever as demandas do município, entre elas a logística. “A produção de grãos em Gaúcha tem menos de 15 anos e já é responsável por 1,6% da produção de Mato Grosso. Porém não temos uma estrada asfaltada que liga ao município. Em alguns anos já chegamos a ficar ilhados no perído das chuvas. Nossa produção sai barata e os alimentos chegam caríssimos. Além disso, também enfrentamos sérios problemas ambientais”, disse Neusa.
Pensar MT – O projeto é uma iniciativa do Fórum Agro MT, formado pelas entidades Famato, Aprosoja, Ampa, Acrimat, Acrismat e Aprosmat. Desde abril os municípios já visitados foram: Alta Floresta, Colíder, Marcelândia, Juína, Pontes e Lacerda, Cáceres, Cuiabá, Alto Araguaia, Sinop, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Mutum, Confresa e Querência. Com as informações levantadas, as demandas serão transformadas em uma agenda positiva que será entregue aos futuros candidatos ao pleito eleitoral de 2014, independentemente de quem sejam os escolhidos. Parte da pesquisa é conduzida pela Fundação Dom Cabral (FDC).
Nesta sexta-feira (23.05), Barra do Garças recebe o último encontro do Pensar MT. Para mais informações acesse www.pensarmt.com.br ou mande e-mail para pensarmt@sistemafamato.org.br. O telefone para contato é (65) 3928-4555.
Próximo Encontro:
Barra do Garças – 23.05, às 19h
Salão de Eventos Quarto Crescente (Anexo Bar do Jesus) – Rua Independência, 801 – Centro. Mais informações: (66) 3401-2008