Depois de percorrer quase todo o Estado de Mato Grosso, o projeto Pensar MT chega em sua última rodada na próxima semana, passando pelos municípios de Confresa (20.05), Querência (21.05), Canarana (22.05) e Barra do Garças (23.05). A região nordeste é considerada a nova fronteira agrícola do Estado. Segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a produção de soja na safra 2013/2014 atingiu 3,7 milhões de toneladas, crescimento de 19% ante o ciclo passado. Mas este desenvolvimento ainda esbarra em muitos problemas como logística, distribuição de energia elétrica, questões ambientais e fundiárias.
Uma iniciativa do Fórum Agro MT, formado pelas entidades Famato, Aprosoja, Ampa, Acrimat, Acrismat e Aprosmat, o Pensar MT visa levantar demandas para o pleito eleitoral de 2014. Além de ouvir os produtores e a sociedade, a pesquisa está sendo feita com 50 lideranças do agronegócio. As informações levantadas serão transformadas em uma agenda positiva que será entregue aos futuros candidatos, independentemente de quem sejam os escolhidos. Parte da pesquisa é conduzida pela Fundação Dom Cabral (FDC). A pesquisa começou em abril e de lá para cá os municípios já visitados foram: Alta Floresta, Colíder, Marcelândia, Juína, Pontes e Lacerda, Cáceres, Cuiabá, Alto Araguaia, Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde. Em Nova Mutum o encontro será nesta sexta-feira (16.05), às 19h, no auditório da Câmara Municipal.
"Todas as regiões de Mato Grosso precisam de atenção do governo, mas sabemos que talvez o nordeste mato-grossense seja a mais carente de infraestrutura básica e condições mínimas para se desenvolver. Iremos até lá ouvir as demandas dos produtores e da população e, posteriormente, levaremos estas informações para cobrar as melhorias que a região precisa para crescer e ser vista como uma nova oportunidade dentro do Estado", avalia o presidente da Famato, Rui Prado.
Nos encontros, os participantes terão a oportunidade de discutir temas como modelo de gestão de Mato Grosso; fundiário; logística; trabalhista; capacitação; pesquisa, tecnologia e inovação; política de atração de investimento; sanidade animal e vegetal; ambiental; crédito; comercialização e financiamento. As reuniões contarão com a presença do professor e jornalista Onofre Ribeiro.
"O Pensar MT é a oportunidade do setor produtivo do estado discutir e pontuar as nossas principais dificuldades e, depois, elaborar propostas para os candidatos. É muito importante que todos participem das reuniões para que fortalecer este movimento democrático", diz Carlos Fávaro, presidente da Aprosoja.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Querência, Gilmar Dell’Osbel, o município enfrenta problemas com logística, questões ambientais e fundiárias. "Estamos empenhados em participar e levantar as demandas do nosso município, que pena com sérios problemas ambientais e fundiários, além de logística precária. Acho muito válido este projeto. Nós, como um setor organizado que somos, estamos fazendo nossa parte e levantando os problemas que afetam a sociedade. O próximo passo é cobrar daqueles que forem eleitos que se comprometam a trabalhar de acordo com as necessidades pontuadas", frisa DellOsbel.
O Sindicato Rural de Canarana já vem se preparando para o encontro do Pensar MT. "Realizamos uma reunião com os associados esta semana para nos organizar sobre as demandas que iremos apresentar durante a reunião do Pensar MT. Vejo esta iniciativa como uma ótima oportunidade de discutir e encontrar soluções para os nossos problemas, além de cobrar os futuros governantes", comenta o presidente do sindicato, Arlindo Cancian.
Agenda de encontros:
Confresa – 20.05, às 19h
Auditório da Câmara Municipal – Rua Mato Grosso, 120 – Centro. Mais informações: (66) 3564-1614
Querência – 21.05, às 19h
Auditório do Sindicato Rural – Av. Mato Grosso, 388 – Setor C. Mais informações: (66) 3529-2394
Canarana – 22.05, às 19h
Sindicato Rural – Av. Paraná, 208 – Centro. Mais informações: (66) 3478-1284
Barra do Garças – 23.05, às 19h
São de Eventos Quarto Crescente (Anexo Bar do Jesus) – Rua Independência, 801 – Centro. Mais informações: (66) 3401-2008
Para mais informações acesse www.pensarmt.com.br ou mande e-mail para pensarmt@sistemafamato.org.br. O telefone para contato é (65) 3928-4555.