O projeto Pensar MT, do Fórum Agro MT, esteve em Sorriso na noite de quinta-feira (15/05), onde ouviu as principais demandas dos produtores rurais e demais profissionais ligados ao agronegócio da região. A logística e as questões ambientais ganharam destaque na noite, assim como outros temas que abrangem toda a sociedade local como educação, saúde e, principalmente, segurança.
Nos últimos dias, vários crimes aconteceram em Sorriso. Na noite de ontem, um jovem de 19 anos foi morto por assaltantes na porta de casa. O produtor Luiz Carlos Scapucin disse que a população está assustada com a onda de violência que atinge Sorriso e com a falta de policiais nas ruas. “Temos um déficit muito grande de policiais. A gente não vê um policial fazendo rondas na cidade. Isso deixa a população com medo”, observou Scapucin.
O vice-presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Elson Pozzobon, contou que a violência não atinge somente a zona urbana. “Nós temos grandes dificuldades de policiamento na zona rural. Estamos tendo registros de muitos atos de vandalismo sendo praticados em nossas propriedades e isso nos deixa bem preocupados”, desabafou.
Além da falta de segurança, a ausência de estrutura para escoar a produção também preocupa Pozzobon. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Sorriso deve produzir quase quatro milhões de toneladas de grãos na safra 2013/2014. O município é considerado a capital nacional do agronegócio. “Nós não temos estrutura mínima para transportar toda essa produção. Precisamos viabilizar com urgência outro sistema, seja ele ferroviário ou hidroviário e melhorar as vias rodoviárias”, pontuou o vice-presidente.
Para o engenheiro florestal, Elói Antônio Brandão, a produção do município poderia ser bem maior se não fosse a morosidade dos órgãos ambientais. “Só para se ter ideia da calamidade que vivemos, eu analisei, nos últimos cinco anos as emissões de LAUs (Licença Única Ambiental) pela Sema. Foram emitidas 350 licenças por ano. Se considerarmos que há mais 140 mil propriedades rurais para serem licenciadas, o Estado vai demorar 378 anos para licenciar todo o território mato-grossense”, analisou o engenheiro.
O secretário de Agricultura de Sorriso, Afrânio Migliari, disse que a descentralização da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) pode ser uma solução para contornar a morosidade e burocracia nas questões ambientais. “O Estado é muito grande. É impossível um técnico sair de Cuiabá e resolver com rapidez um problema aqui em Sorriso ou em qualquer outro local de Mato Grosso. Se o técnico estiver locado mais próximo, com certeza ganharemos mais agilidade”, sugeriu.
O diretor Administrativo e Financeiro da Famato, Nelson Piccoli, destacou a participação da sociedade nos encontros do Pensar MT. “Estou impressionado com a forma com que a sociedade confiou em nosso projeto, se fez presente e contribuiu ricamente com cada colocação”, disse Piccoli.
Pensar MT – O projeto é uma iniciativa do Fórum Agro MT, formado pelas entidades Famato, Aprosoja, Ampa, Acrimat, Acrismat e Aprosmat. As informações serão transformadas numa agenda positiva, publicada em formato de livro, para ser entregue aos futuros candidatos ao pleito eleitoral de 2014, independentemente de quem sejam os escolhidos. Parte da pesquisa é conduzida pela Fundação Dom Cabral (FDC). O jornalista e professor Onofre Ribeiro participa das rodadas contribuindo com informações sobre o agronegócio e a política.
Para mais informações acesse www.pensarmt.com.br ou mande e-mail para pensarmt@sistemafamato.org.br. O telefone para contato é (65) 3928-4555.
Agenda dos próximos encontros:
Nova Mutum – 16.05, às 19h
Auditório da Câmara Municipal – Av Mutum, 920 N, bairro Centro. Mais informações: sindicato (65) 3308-1500.
Confresa – 20.05, às 19h
Auditório da Câmara Municipal – Rua Mato Grosso, 120 – Centro. Mais informações: (66) 3564-1614
Querência – 21.05, às 19h
Auditório do Sindicato Rural – Av. Mato Grosso, 388 – Setor C. Mais informações: (66) 3529-2394
Canarana – 22.05, às 19h
Sindicato Rural – Av. Paraná, 208 – Centro. Mais informações: (66) 3478-1284
Barra do Garças – 23.05, às 19h
São de Eventos Quarto Crescente (Anexo Bar do Jesus) – Rua Independência, 801 – Centro. Mais informações: (66) 3401-2008