A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) representa o Estado entre os dias 16 e 23 de maio na etapa Mato Grosso da 4ª edição do Rally da Pecuária, percorrendo o trajeto de Vila Rica, Confresa, São José do Xíngu, Porto Alegre do Norte, Marcelândia, Peixoto de Azevedo, Matupá, Guarantã do Norte, Novo Mundo, Carlinda, Alta Floresta, Nova Bandeirantes, Juína e Campo Novo do Parecis até Vilhena (RO). Em Mato Grosso também serão realizados dois eventos técnicos gratuitos, o primeiro será em Alta Floresta, no dia 19 de maio (segunda-feira), às 19h, no Hotel Floresta Amazônica. A outra cidade que receberá o evento é Juína, no dia 21.05 (quarta-feira), às 19h, no Rotary Club.
Com foco na avaliação das condições da bovinocultura nas principais regiões produtoras, o Rally da Pecuária é um levantamento completo e in loco das áreas de cria, recria, engorda e confinamento. Aspectos como qualidade de pastagens e das fazendas, evolução do rebanho, técnicas de manejo utilizadas e índices zootécnicos são analisados. A expedição vem percorrendo, desde o mês de abril, os Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Tocantins, Pará, Rondônia e Acre.
Para a edição de 2014, foi incluído na programação o Rally do ABC, que também vai abranger informações sobre a adoção das tecnologias do Plano ABC e sobre a utilização das linhas de crédito do programa pelos produtores rurais.
Da Famato participam o presidente da Comissão de Pecuária de Corte, Neto Gouveia, e o analista de Pecuária do Núcleo Técnico, Rafael Linhares, que irão compor a equipe 4 do Rally da Pecuária. “A Famato já participou de outras edições do Rally. Mais uma vez será uma oportunidade de conhecer propriedades e levantar informações sobre o andamento da pecuária de corte no Estado. Ao final, também será elaborado um relatório completo que será apresentado à imprensa no dia 04 de junho, em São Paulo”, explica o analista Rafael Linhares.
Realizada pela Agroconsult, a expedição é patrocinada por Dow AgroSciences e Caixa Econômica Federal, com apoio institucional da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); e apoio da FIESP, Mitsubishi, BM&F/Bovespa, BeefPoint, Agrosatélite e Agroipes, além do apoio regional da Famato e Imea, em Mato Grosso.
O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição podem ser acompanhados pelo site www.rallydapecuaria.com.br, com informações atualizadas diariamente pelo www.twitter.com/RallydaPecuaria e www.facebook.com/rallydapecuariaoficial .
Encontros do Rally da Pecuária
Dia 19.05 – Alta Floresta
Às 19h, no hotel Floresta Amazônica
Dia 21.05 – Juína
Às 19h, no Rotary Club