O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Seneri Paludo, participará neste sábado (10/05) do primeiro encontro de 2014 do projeto Futuros Produtores do Brasil. O encontro será na fazenda Filadélfia, do Grupo Bom Futuro, em Campo Verde. O projeto é realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), com o apoio dos Sindicatos Rurais e o patrocínio da Monsanto.
Com o objetivo de incentivar os jovens, filhos, netos e sobrinhos de produtores rurais e empresários do agronegócio a permanecerem na atividade agropecuária, o projeto foi criado no ano passado quando Seneri Paludo, na época diretor executivo da Famato, coordenou a 1ª edição dos Futuros Produtores do Brasil.
Segundo o presidente do Sistema Famato, Rui Prado, o resultado do ano passado foi animador e a expectativa para este ano continua positiva. "Ficamos muito satisfeitos em ver o desenvolvimento e o crescimento dos jovens participantes da primeira edição ao longo dos encontros. O entusiasmo pelo setor foi despertado em muitos daqueles que não pensavam ou tinham dúvidas em dar continuidade aos negócios da família no campo. Para este ano estamos esperando bons resultados do projeto novamente", afirma Prado.
“Estamos muito honrados em apoiar esta iniciativa, que contribui para promover o desenvolvimento da agricultura brasileira. A formação de novas lideranças, um dos grandes desafios do agronegócio, é uma ação estratégica e fundamental para o avanço da agricultura no Estado do Mato Grosso e em todo Brasil”, acrescenta Daniela Mariuzzo, gerente de Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade da Monsanto.
A fazenda Filadélfia tem uma área de 45.949 hectares onde são cultivados milho, soja e algodão, além de pecuária, piscicultura e reflorestamento. Os cerca de 30 jovens, participantes do projeto, farão uma visita a campo, onde terão a oportunidade de conhecer os desafios e as oportunidades das diferentes culturas. Os jovens também assistirão palestras e participarão de uma oficina ligada ao agronegócio.
O projeto – Este ano o projeto contará com duas turmas, a primeira é composta por jovens com idades entre 16 e 24 anos. Para eles, o objetivo é ampliar a visão do agro nos quatro encontros que serão realizados em propriedades rurais consideradas referência na produção de grãos e pecuária. Além disso, os participantes visitarão uma cooperativa em Sorriso, a Bolsa de Valores de São Paulo BM&F Bovespa e o Porto de Santos. A segunda turma é formada pelos jovens que participaram do projeto no ano passado. Eles receberão noções sobre desenvolvimento de carreira, empreendedorismo e desenvolvimento interpessoal. Os encontros serão realizados entre maio e setembro em Cuiabá, São Paulo e Brasília.
A Famato é a entidade que representa os 87 sindicatos rurais existentes em Mato Grosso. Junto com o Imea e o Senar-MT, forma o Sistema Famato. Acompanhe o projeto pelo Facebook: www.facebook.com/futurosprodutoresdobrasil.