A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) garantiu que os recursos para as obras de recuperação e extensão das linhas de transmissão de energia elétrica na região do Araguaia, em Mato Grosso, já estão reservados. O valor inicial para execução das obras é R$ 100 milhões e, segundo a agência, o processo já está em fase de licitação. A informação foi repassada ao assessor institucional da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e membro do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica (Concel), Edvaldo Belisário, em reunião realizada em Brasília.
O Araguaia enfrenta problemas com a distribuição de energia elétrica. O fornecimento é abaixo do necessário para atender às necessidades da população e as linhas estão defasadas e com problemas estruturais, dificultando diversos investimentos entre eles do setor agropecuário. No ano passado, uma reunião realizada em Canarana reuniu produtores rurais, Cemat e Concel para discutir o assunto. “A Famato, por representar os produtores rurais no Concel, acompanha esta discussão desde o início e estamos confiantes de que os investimentos necessários serão feitos no Araguaia, beneficiando a população e a produção rural”, destaca Belisário.
Concel – O Conselho é um elo entre o cliente e a Cemat, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica em Mato Grosso. O Concel é formando por representantes de cada classe consumidora (residencial, comercial, industrial, rural e poder público). Além disso, conta com um representante do Procon, totalizando 12 membros.
A Famato é a entidade que representa os 87 sindicatos rurais existentes em Mato Grosso. Junto com o Imea e o Senar-MT, forma o Sistema Famato. Acompanhe-nos nas redes sociais, pelo Facebook (https://www.facebook.com/sistemafamato) e pelo perfil no Twitter (@sistemafamato).