As pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Agrossilvipastoril para quantificar as emissões de gás carbônico na atmosfera por diferentes sistemas agropecuários e as novas ferramentas de monitoramento e controle de pragas estão entre os temas que serão abordados durante o 4º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados. O evento será terça-feira, 25/02, a partir das 7h30, no Sítio Tecnológico da Embrapa, em Sinop-MT, e é fruto da parceria entre o Sistema Famato e a Embrapa. As inscrições são gratuitas e feitas na hora e local do evento.
“Nosso objetivo é aproximar o conhecimento gerado pelas pesquisas aos produtores do Estado. No ano passado, a parceria do Sistema Famato com a Embrapa deu muito certo e por isso repetimos este ano. Queremos os produtores rurais bem informados sobre as oportunidades dos sistemas integrados de produção agropecuária. Somente com conhecimento que saberemos as melhores alternativas que contribuirão para a produção no Estado”, afirma o presidente do Sistema Famato, Rui Prado.
A estação sobre “Mudança do Clima e Gases de Efeito Estufa na Agricultura” é uma das quatro que compõe o 4º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados. Neste ano, o evento tem como novidade duas opções de roteiros, com quatro estações cada um. A escolha por qual deles seguir será feita pelo próprio participante, no momento da inscrição.
O cenário brasileiro de emissões de gases de efeito estufa será apresentado, com destaque para as emissões do setor agropecuário. Neste contexto, será abordado o Plano Agricultura de Baixo Carbono, conhecido como Plano ABC, que resume o compromisso voluntário assumido pelo Brasil de reduzir suas emissões de carbono.
Controle de pragas – Diante da grande incidência de pragas nas lavouras, sejam elas velhas conhecidas ou novas, o Manejo Integrado de Pragas (MIP) tem se mostrado como a principal forma de controle. A prática não é novidade para a maioria dos produtores, porém tem sido pouco utilizada, em detrimento do controle químico, que é apenas uma das estratégias no MIP. Para tratar deste assunto, a estação “Manejo integrado de pragas em sistemas agrícolas: do monitoramento ao controle” tem o objetivo de resgatar o conhecimento sobre o MIP, apresentar algumas novas ferramentas de monitoramento e tirar as dúvidas dos participantes.
Próximos encontros – Ao longo deste ano serão realizados oito dias de campo sobre integração Lavoura-Pecuária-Florestas (iLPF). Além deste em Sinop, haverá eventos em Barra do Garças (15/03), Cáceres (29/03), Santa Carmem (12/04), Marcelândia (17/05), Querência (07/06) e Juara (09/08). No último dia 15, Nova Canaã do Norte abriu o calendário de dias de campo da parceria.
SERVIÇO:
4º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados
25 de fevereiro – 7h30
Sítio Tecnológico da Embrapa Agrossilvipastoril – Rod. MT 222, Km 2,5 – Sinop (MT)
Inscrições gratuitas e feitas na hora e local do evento