A região do Araguaia, no nordeste de Mato Grosso, é uma das que mais se desenvolve no agronegócio do Estado nos últimos anos. Porém a população e os produtores rurais têm dificuldades na distribuição de energia elétrica, com fornecimento abaixo do necessário para atender às necessidades da região, linhas defasadas e com problemas estruturais. Para debater o assunto, será realizada na terça-feira (17.12), às 14h, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) de Canarana, uma reunião do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica (Concel). A solicitação partiu do vice-presidente da região IV da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Marcos da Rosa. A entidade representa os produtores rurais no Concel. A reunião é aberta à sociedade em geral.
Segundo Marcos da Rosa, o consumo de energia elétrica na região nordeste do Estado cresceu 11% nos últimos anos, enquanto que em Mato Grosso o aumento foi de 6%. O fornecimento ineficiente atrapalha o desenvolvimento da região, que produziu cerca de 2,42 milhões de toneladas de grãos na safra 2012/2013. “Solicitamos esta reunião do Concel para que possamos discutir com os consumidores da região, incluindo os produtores rurais, as dificuldades da distribuição de energia no Araguaia, entender os problemas e construir juntos projetos que possam solucionar esta defasagem na rede de energia. A Cemat tem se mostrado bastante interessada em resolver estas questões”, explica Rosa.
A região nordeste engloba os municípios de Canarana, Água Boa, Alto Boa Vista, Barra do Garças, Bom Jesus do Araguaia, Cana Brava do Norte, Confresa, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Porto Alegre do Norte, São Félix do Araguaia, entre outros.
O analista institucional da Famato, Edvaldo Belisário, que representa a entidade no Concel, comenta que a Famato representa os produtores rurais no Conselho. “Destacamos aos produtores rurais de outras regiões de Mato Grosso e que têm problemas com a distribuição de energia elétrica para procurarem a Famato para que possamos levar estas demandas ao Concel e trabalharmos juntos por melhorias”, afirma Belisário.
Concel – O Conselho é um elo entre o cliente e a Cemat, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica em Mato Grosso. O Concel é formando por representantes de cada classe consumidora (residencial, comercial, industrial, rural e poder público). Além disso, conta com um representante do Procon, totalizando 12 membros.
A Famato, o Senar-MT, o Imea e os 87 Sindicatos Rurais de Mato Grosso formam o Sistema Famato. Acompanhe-nos nas redes sociais, pela Fan Page no Facebook (https://www.facebook.com/sistemafamato) e pelo perfil no Twitter (@sistemafamato).