Foi inaugurado nesta quinta-feira (19.09) a malha norte e o Complexo Intermodal Rondonópolis (CIR) da Ferrovia Vicente Vuolo, a Ferronote. A construção dos 260 km de trilhos que ligam Alto Araguaia à Rondonópolis deve melhorar o escoamento dos grãos mato-grossenses até o Porto de Santos. Segundo a América Latina Logística (ALL), empresa que detém a concessão da ferrovia, foram investidos R$ 730 milhões na expansão da malha e R$ 150 milhões na construção do terminal. A cerimônia de inauguração contou com a participação da presidente Dilma Rousseff. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) Rui Prado também esteve presente.
Segundo Rui Prado, esta é uma obra muito esperada pelo setor produtivo de Mato Grosso e que se concretiza em um momento muito importante, quando a produção de grãos do Estado chega a 40 milhões de toneladas. “Percebemos que o Governo Federal está antenado de que sem logística eficiente o país não se desenvolve. A ferrovia até Rondonópolis já é uma realidade e que irá contribuir muito para tornar o escoamento mais rápido. Esperamos que novas obras saiam do papel para desafogar o escoamento da produção, como a ferrovia até Lucas do Rio Verde e a duplicação da BR-163”, destacou Prado.
Em seu pronunciamento, a presidente Dilma Rousseff elogiou o desenvolvimento do interior do país e ressaltou que a melhoria do sistema logístico vai favorecer o agronegócio e dará respaldo para o desenvolvimento do setor que é um dos principais fatores dinâmicos da Balança Comercial brasileira. “A ferrovia vai facilitar o escoamento, o recebimento de insumos e permitir um grande desenvolvimento em Mato Grosso”, disse Dilma.
O ministro dos Transportes, César Borges, disse que o Complexo Intermodal de Rondonópolis é o maior da América Latina e que o custo de frete pode ser reduzido em até 30% com utilização do transporte ferroviário. Ele destacou ainda que Rondonópolis permitirá o acesso a portos da região Nordeste e Norte. “Precisamos acessar portos do Nordeste e Norte para tirar o gargalo de escoamento do porto de Santos”, comentou Borges.
A Famato é a entidade que representa os 87 sindicatos rurais existentes em Mato Grosso. Junto com o Imea e o Senar-MT, forma o Sistema Famato. Acompanhe-nos nas redes sociais, pela Fan Page no Facebook (https://www.facebook.com/sistemafamato) e pelo perfil no Twitter (@sistemafamato).