Neste sábado, dia 24, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) promovem o 1º Dia de Campo do Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) da Fazenda Bacaeri, em Alta Floresta (MT). O evento destacará o cultivo da teca no bioma Amazônia em um sistema silvipastoril.
A Fazenda Bacaeri é uma das nove Unidades de Referência Tecnológica acompanhadas pela Embrapa em Mato Grosso e há mais de dez anos trabalha com o plantio comercial de teca. Em parte da propriedade, as árvores estão consorciadas com pastagem, permitindo a pecuária de corte no sistema silvipastoril.
Neste dia de campo, além de conhecer sobre o sistema integrado, os visitantes terão palestras sobre pecuária, florestas plantadas e o mercado madeireiro. As inscrições para o dia de campo são gratuitas e poderão ser feitas no dia e local do evento, a partir das 7h15.
"O dia de campo é mais uma oportunidade para os produtores rurais de Mato Grosso conhecerem de perto esse sistema de produção sustentável, que a iLPF. A parceria da Famato com a Embrapa vem desde o início do ano com a realização de diversos dias de campo nos municípios do Estado para difunidir esta tecnologia e a pesquisa. Nosso objetivo em comum é facilitar o acesso dos produtores ao conhecimento gerado pela pesquisa agropecuária e contribuir para a adoção de novas tecnologias no campo", avalia o presidente da Famato, Rui Prado.
Programação – O 1º Dia de Campo do Sistema iLPF da Fazenda Bacaeri terá um circuito formado por quatro estações técnicas. Os participantes, divididos em grupos, percorrerão estas estações montadas no campo e assistirão às palestras.
Em uma das estações a pecuária de corte será o tema central. O panorama da atividade na região norte do Estado será apresentado pelo analista do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Daniel Latorraca. Já o pesquisador da Unemat Luiz Fernando Ribeiro falará sobre o manejo da pastagem e a síndrome da morte da braquiária.
A avaliação econômica da implantação e manejo do sistema silvipastoril com teca será discutido em outra estação pelo empresário rural Arno Schneider. Nesta mesma estação, o professor da Unemat Marco Antônio Carvalho apresentará experiências com o plantio e condução da teca no sistema silvipastoril.
As florestas plantadas serão o tema de outra estação. O gerente da fazenda Bacaeri, Augusto Passos, apresentará as experiências da propriedade com o plantio homogêneo de teca. Já o engenheiro florestal Jaldes Langer abordará o plantio homogêneo não só da teca, mas também de outras espécies florestais com potencial na região de Alta Floresta.
O gerenciamento da empresa rural e o panorama atual do mercado de madeira de teca serão discutidos na quarta estação respectivamente pelo professor da Unemat Wander Prado e pelo sócio-gerente da fazenda Bacaeri, Augusto Passos.
Ao fim do dia de campo haverá um almoço de confraternização para os participantes.