O secretário de Estado do Meio Ambiente, José Lacerda, se reuniu esta semana com o diretor de Relações Institucionais da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rogério Romanini, representantes de outras entidades e do Banco do Brasil. O objetivo do encontro foi fazer com que a Sema, juntamente com os Bancos, construam um documento que comprove que o produtor rural está com a documentação completa já protocolada na secretaria aguardando a liberação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) ou do Licença Ambiental Única (LAU). “O intuito é desburocratizar a liberação dos financiamentos e todos os procedimentos que devem ser adotados pelos produtores rurais para que a Sema agilize a liberação das licenças ambientais, como CAR, e, desta forma, facilitar a liberação de crédito pelas instituições financeiras”, explicou Romanini.
Segundo o diretor da Famato, a reunião foi bastante produtiva e demonstrou o interesse da pasta em colaborar com a celeridade dos processos ambientais. “A iniciativa da Sema em convocar esta reunião foi muito boa. Ela se comprometeu em agilizar os processos para que os produtores consigam acessar os créditos do Banco do Brasil de forma mais ágil. Esta é uma demanda que nós sempre solicitamos”, informou Romanini.
Durante a reunião, ficou acordado que a Sema criará um novo protocolo para listar todos os procedimentos das questões ambientais que os produtores devem cumprir para conseguirem acessar créditos financeiros.
A Famato é a entidade que representa os 87 Sindicatos Rurais do Estado. Junto com o Imea e o Senar-MT, forma o Sistema Famato. Acompanhe nossas redes sociais www.facebook.com/sistemafamato e no twitter pelo @sistemafamato.