A perspectiva é que dentro de no máximo dois anos Mato Grosso ocupe o primeiro lugar do ranking dos estados que mais confinam no Brasil, deixando assim, Goiás em segundo lugar com um milhão de cabeças. O gerente executivo da Associação Nacional de Confinadores (Assocon), Bruno de Jesus Andrade conta que o número de animais confinados em Goiás não oscilou muito nos últimos cinco anos. "Já em Mato Grosso houve um aumento de 300 mil cabeças neste período. Em 2012 foram confinados cerca de 880 mil animais no estado".
Para Antonio Luis Leite criador em Juína, Mato Grosso tem potencial para aumentar o número de confinamentos, mas falta infraestrutura e concorrência no setor de comercialização. "Só trabalho com cria e recria porque não tenho para quem vender o boi gordo". O pecuarista explica que quando a distância entre o confinamento e o frigorífico é muito grande o prejuizo aumenta. "Além do animal perder peso com a viagem também perde em função dos hematomas feitos com o chacoalho do caminhão".
Ademar Tavini, pecuarista em Juruena tem as mesmas reclamações que Antonio Luis. Ele diz que além da falta de estrada, há poucos grupos frigoríficos em Mato Grosso e isso dificulta as negociações. "Prefiro não investir no confinamento porque não tenho para quem vender". Assim como Ademar, o presidente do sindicato rural de Juruena, Laércio Hubner é outro que prefere esperar a chegada do asfalto no município para começar a confinar. "Enquanto isso vou estudando o mercado e aprendendo a fazer de forma correta".
De acordo com o superintendente da Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Luciano Vacari os confinamentos de Mato Grosso estão concentrados próximos às regiões produtoras de grãos. "Estão localizados ao longo da BR 163 e da MT 070. Os municípios de Barra do Garças, Campo Verde e Primavera do Leste também têm grandes empreendimentos". Luciano prefere não fazer previsões para 2013. Ele ressalta que o confinamento é mais uma ferramenta que está à disposição do pecuarista que precisa ter cautela e estudar o mercado antes de tomar uma decisão.
Números – Em 2012 Goias teve 234 confinamentos e Mato Grosso 132. Em terceiro lugar aparece São Paulo com 152 e em quarto Mato Grosso do Sul com 87. Em todo o Brasil foram registrados no ano passado 770 confinamentos. Os números oscilam muito de ano para ano mas em 2012 o Centro Oeste concentou cerca de 64% dos bovinos confinados em todo o Brasil.
25/04/2013