Mais de 760 produtores rurais participaram da rodada de palestras sobre o Código Florestal, realizada entre os dias 02 e 12 de abril, pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) em parceria com os Sindicatos Rurais. Os encontros aconteceram em 11 municípios da região I da Famato, que compreende a regional de Juína. Na ocasião, os produtores se mostraram bastante apreensivos com a adaptação do programa MT Legal à legislação ambiental federal. Nos eventos foi distribuída a cartilha “Código Florestal – Passo a Passo”, formatada pela Famato a pedido do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT).
Segundo o suplente da Vice-Presidência da Região I da Famato, e presidente do Sindicato Rural de Cotriguaçu, Arnaldo Campos, o objetivo das palestras foi apresentar o Código Florestal aos municípios mais afastados de Mato Grosso. “Notamos que, embora o Código Florestal já tenha sido sancionado em 2012, muitos produtores ainda não têm a informação real do que mudou. As dúvidas são muitas, principalmente sobre como será a aplicação da lei daqui para frente”, comenta Campos.
As palestras foram apresentadas pela analista de Meio Ambiente do Núcleo Técnico da Famato, Lucélia Avi. As principais dúvidas dos produtores rurais, conforme informou, são em relação a regularização das Áreas de Preservação Permanente (APP´s) e o sistema de módulos fiscais. “Mas mais do que isso, um ponto que nos chamou a atenção pelos municípios por onde passamos foi que os produtores estão apreensivos com a adaptação do MT Legal ao Novo Código e, principalmente, a adesão ao Cadastro Ambiental Rural Federal (CAR), já que até agora o Governo do Estado não se manifestou referente ao acordo de cooperação com o Governo Federal”, diz Lucélia.
A analista destaca ainda, que a Famato tem cobrado uma posição da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) desde o ano passado, mas até agora não obteve resposta. “Lembrando que, conforme a nova lei ambiental, os estados terão o prazo de um ano, contando a partir da data de publicação da nova lei (25.05.12), para implantação do Programa de Regularização Ambiental (PRA). Este prazo termina no próximo mês”, reforça a analista.
Participação – Em Nova Bandeirantes, a palestra reuniu cerca de 140 produtores rurais. O presidente do Sindicato Rural, Andelino Rossi, considerou o evento uma oportunidade para esclarecer dúvidas e trocar conhecimentos. “Os produtores se sentiram à vontade para fazer perguntas e tirar todas as dúvidas. Estamos em um município muito afastado de Cuiabá. As informações aqui demoram para chegar, então uma oportunidade destas é muito bem vista pelos produtores”, comenta Rossi.
Novas datas – Até o final deste ano, novas palestras sobre o Código Florestal deverão ser realizadas pela Famato em parceria com os Sindicatos Rurais em diversos municípios de Mato Grosso. Confira a programação abaixo.
A Famato é a entidade que representa os 87 sindicatos rurais existentes em Mato Grosso. Junto com o Imea e o Senar-MT, forma o Sistema Famato. Acompanhe-nos nas redes sociais, pela Fan Page no Facebook (https://www.facebook.com/sistemafamato) e pelo perfil no Twitter (@sistemafamato).
Confira a programação. Os eventos são gratuitos. Mais informações, entre em contato com os Sindicatos Rurais:
Dia 28.04 – Domingo
Gaúcha do Norte – Informações: (66) 3582-12-22
Dia 22.05 – Quarta-feira
Marcelândia – Informações: (66) 3536-13-93
Dia 23.05 – Quinta-feira
Guarantã do Norte – Informações: (66) 3552-29-14
Dia 25.05 – Sábado
Alta Floresta – Informações (66) 3521-23-21