Na próxima quarta-feira (27), a partir das 14 horas, acontece no auditório do Serviço Nacional da Agricultura (Senar), o Seminário Desafios e Oportunidades da Sojicultura Brasileira – Soja Plus. Além da apresentação de resultados e planejamento do próximo ano, os participantes ainda irão discutir outros assuntos como investimento em ações socioambientais e sustentabilidade da lavoura.
O diretor-executivo da Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT), Marcelo Duarte apresentará os resultados obtidos em 2012 e o planejamento para 2013. Haverá ainda depoimento dos produtores rurais beneficiados e da equipe que presta a assistência técnica.
O produtor rural Ricardo Arioli Silva fará uma apresentação sobre a sojicultura brasileira, sustentabilidade das propriedades e evolução da governança socioambiental. Também serão discutidos os benefícios do programa Soja Plus que tem como principal objetivo Desenvolver ações de gestão transparente e participativas da propriedade rural, em âmbito nacional, para atender às demandas de mercado por produtos sustentáveis.
Outra meta para o Programa Soja Plus é gerar um processo de melhoria gradativa e contínua dos aspectos ambientais, sociais e econômicos da produção a partir de uma melhor gestão da propriedade rural.A ideia é ainda implementar as ações do programa em estreita parceria com os produtores rurais, governos estaduais e municipais, sociedade civil, indústria e comércio, instituições de pesquisa, ensino e extensão.
Concebido para estimular a produção sustentável, o Soja Plul aumentará as oportunidades econômicas e promoverá a maior eficiência da produção da soja brasileira. O resultado esperado é a contribuição para a conservação dos recursos naturais, a governança das atividades produtivas e o bem estar social de trabalhadores, produtores rurais e comunidades locais. Mais informações sobre o Programa Soja Plus no site – WWW.sojaplus.org.br