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21/03/2013

Falhas logísticas explicam decisão chinesa de não comprar soja

Fonte: siteadmin
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Para as grandes indústrias processadoras e exportadoras de soja, os problemas logísticos para o escoamento da safra no Brasil deram aos chineses argumentos para a suspensão de contratos para a compra de 2 milhões de toneladas do grão.

"A situação do escoamento de grãos está terrível. O país enfrenta um esgotamento da logística de acesso aos portos, falta de caminhão, de ferrovia e de estradas. De fato, há atrasos nos embarques", diz Daniel Furlan Amaral, gerente de economia da Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de
Óleos Vegetais).

A associação representa grandes empresas como Cargill, ADM, Bunge, Dreyfus e Amaggi.

A estimativa da entidade é que haja cerca de 150 navios na costa brasileira aguardando carregamento de soja neste momento.

De acordo com a Abiove, o alerta para o descasamento entre a infraestrutura e a expansão do setor agrícola não é novidade e todos os problemas enfrentados neste momento já foram exaustivamente discutidos com o governo.

Em cinco anos, a safra brasileira passou de 135 milhões de toneladas para mais de 180 milhões de toneladas e a infraestrutura para a exportação não avançou na mesma proporção.

RETORNO DA CHINA

A previsão da Abiove, entretanto, é que a decisão dos chineses seja revista nos próximos meses.

O país asiático, que compra 70% da soja brasileira, deve importar cerca de 63 milhões de toneladas neste ano, 4 milhões a mais do que em 2011.

"Achamos que a soja ainda será negociada com os chineses. O que pode ocorrer é a substituição do fornecedor local que perdeu o contrato por outro daqui a alguns meses", afirma Amaral, da Abiove.

Segundo a associação, só o Brasil tem volume para atender a China.

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