O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, elogiou ontem o esforço dos agricultores brasileiros na ampliação crescente da produção agrícola do Brasil. “Isso é fruto do esforço do agricultor brasileiro, que a cada ano apresenta surpresas, aumentando a produtividade e colaborando para a riqueza do país”, explicou.
Mendes Ribeiro Filho foi à capital paulista para encontro com empresários na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). No início de fevereiro, o ministro anunciou estimativa de safra de 185 milhões de toneladas para os grãos em 2013, repetida dois dias depois pela Conab. Se a expectativa se confirmar, a produção será recorde.
O ministro disse que o principal objetivo do governo é o de apresentar um plano safra que ajude o produtor, atenda às reivindicações necessárias e termine com os gargalos do setor.
Com relação à armazenagem, há estudos que detectaram gargalos. “Nos lugares onde há estrangulamento, vamos começar a trabalhar de forma mais concentrada”. Ele citou Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e Goiás como os estados que mais demandam essas ações.