Mais de 500 pessoas entre produtores rurais, técnicos, profissionais e estudantes ligados ao setor rural participaram do primeiro Dia de Campo da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no Sítio Tecnológico da Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop (MT), na sexta-feira (22.02).
O evento foi o primeiro de uma série de nove dias de campo que serão realizados ao longo do ano com a parceria entre Famato e Embrapa. O objetivo é somar esforços para levar conhecimento e novas tecnologias aos produtores rurais mato-grossenses, por meio dos estudos desenvolvidos pela Embrapa. Entre os temas apresentados por pesquisadores da Embrapa e de instituições parcerias estavam questões como a agricultura de precisão, consórcios produtivos, sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF), sistemas agroflorestais, manejo de culturas, opções de cultivares e os desafios perante o novo Código Florestal.
Segundo o diretor de Relações Institucionais da Famato, Rogério Romanini, neste ano a Embrapa completa 40 anos e é uma grande honra para a Famato firmar parceria com a empresa de pesquisa mais renomada do país e uma das mais importantes do mundo. “Esta parceria é muito importante porque vem trazer para os produtores novas tecnologias e novas possibilidades de produção, não só na agricultura, mas também em outras cadeias, como a pecuária de leite e de corte”, analisa Romanini.
De acordo com o chefe-geral da Embrapa Agrossilvipastoril, João Flávio Veloso Silva, a Embrapa precisa de parcerias como esta com a Famato para fazer a informação chegar ao produtor rural. “Estamos com muita expectativa com esta parceria com a Famato. Sabemos que a entidade é muito forte entre os produtores rurais e com certeza vai nos aproximar deles, que são o nosso principal público”, comenta Silva.
Código Florestal – Além das estações que apresentaram temas relacionados a Sistemas de Produção, o primeiro Dia de Campo da Famato e Embrapa abordou sobre o Código Florestal. Na estação da Famato, houve o Seminário Novo Código Florestal, apresentada pelo consultor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rodrigo Justus. Este mesmo seminário foi realizado em outros oito municípios de Mato Grosso na última semana.
Os participantes também receberam a cartilha “Código Florestal – Passo a Passo”, desenvolvida pela Famato a pedido do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT). “Na cartilha o produtor poderá tirar suas dúvidas sobre regras e prazos gerais, como aderir à regularização, multas e infrações, Reserva Legal, Áreas de Preservação Permanente (APP´s) e perguntas frequentes”, Romanini.
“Esta apresentação sobre o Código Florestal vai reduzir a dúvida de muita gente. É uma necessidade para os agricultores da região”, afirmou o produtor Mune Matsubara, que participou do Dia de Campo da Famato e Embrapa.
Dias de Campo – Ainda serão realizados Dias de Campo sobre iLPF em campos experimentais da Embrapa em Barra do Garças, Querência, Marcelândia, Juara, Nova Canaã do Norte e Alta Floresta. Ainda no segundo semestre deste ano haverá mais duas datas destinadas ao leite. Os eventos são gratuitos.
De acordo com o chefe-geral da Embrapa Agrossilvipastoril, João Flávio Veloso Silva, os próximos eventos da parceria serão ainda mais técnicos, com temas mais aprofundados em algumas cadeias produtivas, como a do leite, por exemplo, que terá um dia de campo provavelmente em abril.
A Famato, o Senar-MT, o Imea e os 86 Sindicatos Rurais de Mato Grosso formam o Sistema Famato. Acompanhe-nos nas redes sociais, pela Fan Page no Facebook (https://www.facebook.com/sistemafamato) e pelo perfil no Twitter (@sistemafamato).