O McDonald’s lançou nesta sexta-feira (15) uma nova campanha publicitária em que destaca, desta vez, a origem dos alimentos comercializados na rede. Batizada de “Além da Cozinha”, a iniciativa traz vídeos que apresentam a trajetória dos hambúrgueres, batatas e alfaces do campo ao consumidor. Estão lá fazendas de gado de corte e plantações de verduras.
“Será possível ver diferentes histórias nas quais os fornecedores contam como são plantadas e cultivadas as matérias-primas usadas pela rede”, diz Roberto Gnypek, diretor de Marketing da Arcos Dourados, empresa que opera a marca McDonald’s no Brasil.
Para mostrar a origem do hambúrguer, a rede preparou duas peças: um comercial de TV e um vídeo para a web que detalha o manejo do gado nas fazendas e como o produto chega ao consumidor final. Só em 2011, os fornecedores brasileiros do McDonald’s transformaram quase 24 mil toneladas de carne bovina em hambúrgueres.
Um dos “cases” apresentados é o da Fazenda Jequitiba, em Porto Feliz (SP). A propriedade é especializada em gado nelore, criado no sistema de pastagem [principal característica da pecuária nacional], o que favorece as boas práticas agrícolas. Segundo os pecuaristas e proprietários da fazenda, boa genética, manejo adequado, sanidade e bem-estar animal são a base de um bom rebanho e consequentemente de uma carne de qualidade.
Outro exemplo apresentado é a Fazenda Maquiné, em São Francisco de Paula (RS). Lá são cultivadas alfaces que são utilizadas nos sanduíches da rede. O vídeo apresenta o trabalho do engenheiro agrônomo na plantação, a tecnologia de irrigação, e o processo de colheita. “Graças a esses parceiros, oferecemos produtos com os mais altos padrões de qualidade da indústria alimentícia”, diz Celso Cruz, diretor de Supply Chain da Arcos Dourados.