Tiveram início na última segunda-feira as obras do projeto executivo da Zona de Processamento de Exportação de Cáceres (ZPE). Conforme o presidente da Administradora da Zona de Processamento de Exportação de Cáceres (AZPEC), Pedro Alexandrino Panoff de Lacerda, o projeto deve ser concluído em 45 dias e compreende rede elétrica, hidráulica e de esgoto, os acessos rodoviários, além da parte de urbanização e arquitetura. A partir da conclusão do projeto, começam propriamente os trabalhos de instalação da ZPE.
No último sábado, Lacerda esteve reunido com o prefeito Francis Maris Cruz, onde foram acertados os últimos ajustes antes do início das obras do projeto executivo. Quatro escritórios de engenharia e arquitetura de Cáceres (250 quilômetros ao oeste de Cuiabá) com o apoio técnico da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Sinfra) e parceira da prefeitura local, assinam e coordenam as obras. O projeto executivo está implementado com recursos do governo estadual, que é o maior acionista da ZPE.
Pedro Lacerda afirmou que depois de mais de vinte anos de sonho e expectativa, o projeto finalmente começou a caminhar e está indo muito bem, dentro das expectativas, sendo que dentre as 16 ZPEs do Brasil, apenas uma está em funcionamento e nos vários estágios em que se encontram as outras, Cáceres está na segunda colocação dentre as mais avançadas no processo. "A ZPE é um instrumento de desenvolvimento para a região. Depois do projeto executivo pronto, partiremos para a fase de instalação das indústrias, o que significa o início do processo de geração de emprego e renda".