Mato Grosso abateu entre janeiro a novembro de 2012 um rebanho de 5,05 milhões de cabeças. Os últimos dados divulgados pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) mostram que o estado pode bater um novo recorde se ultrapassar os abates registrados em 2007, de 5,3 milhões de cabeças. O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) acredita que o estado pode chegar ao total de 5,5 milhões de cabeças no fechamento de 2012.
Somente em novembro de 2012 foram abatidas 467 mil cabeças. O total de animais abatidos apresenta uma redução de 6% em comparação a outubro do mesmo ano. Apesar da queda, que não é esperada para dezembro, a utilização da capacidade de abates das indústrias frigoríficas do estado não reduziu. Ao contrário, foi registrado um aumento de quase três pontos percentuais entre outubro e novembro de 2012, passando de 43% para 46%.
O analista do Imea, Fábio da Silva, explica que o bom desempenho das exportações foi responsável pelo aumento de utilização da capacidade de abates das unidades do estado. Ele destaca que o uso da capacidade dos frigoríficos se manteve acima dos 40% em todos os meses de 2012. O médio-norte registrou o maior percentual da utilização da capacidade de abates do estado, em 84,47%. Por outro lado, o nordeste registrou o menor índice de 23%.