Entre os dias 21 e 25 de Janeiro, 45 produtores rurais americanos dos estados de Iowa, Illinois e South Dakota e canadenses de British Columbia, Alberta e Ontário visitarão propriedades mato-grossenses com o objetivo de conhecer as produções de soja, milho e algodão do estado.
Durante os cinco dias, o grupo visitará médias e grandes propriedades em Cuiabá, Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis e Sapezal para verificar os métodos de plantio, colheita e tecnologias utilizadas na região. Também será feita uma visita à Usina de Etanol em Campo Novo do Parecis, onde é a cana de açúcar utilizada como matéria prima.
De acordo com o produtor rural de Campo Novo do Parecis e guia local do grupo, Ricardo Arioli, a visita é muito importante. “Mesmo sendo a primeira vez do grupo no Brasil, existe uma troca constante de conhecimento entre os produtores locais e os estrangeiros. Além disso, é possível antecipar a situação do mercado”, afirma Arioli.
Para o diretor de Relações Institucionais da Famato, Rogério Romanini, a visita é uma oportunidade de estreitar os laços, “assim como é de grande valor que produtores de Mato Grosso visitem propriedades no exterior, produtores de outros países vem ao estado conhecer os métodos de plantio, colheita, fazer uma comparação entre a tecnologia utilizada aqui e lá, para ver claramente o potencial do nosso estado”, conclui Romanini.
A Famato é a entidade que representa os Sindicatos Rurais de Mato Grosso. Junto com o Senar-MT e o Imea, forma o Sistema Famato. Conheça nossas redes sociais. Siga-nos no Twitter (@sistemafamato) e curta nossa Fan Page no Facebook (https://www.facebook.com/sistemafamato).