O mato-grossense Flávio Barra, de 29 anos, vai chefiar o gabinete da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília. A nomeação do advogado, residente em Lucas do Rio Verde, será publicada em Diário Oficial da União (DOU) mediante ato do próprio Mapa, assinada pelo ministro Mendes Ribeiro Filho.
O 'documento' será veiculado assim que a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) encerrar o processo avaliativo ao qual submeteu o advogado. O rito é considerado comum e tradicionalmente realizado quando novos nomes passam a compor o staff do governo.
Barra é do mesmo município do atual secretário da SPA, Neri Geller, empossado na última segunda-feira (07) na capital federal. É filho de produtor rural e foi indicado pelo próprio secretário, com base no perfil técnico.
A SPA compõe o quadro de secretarias do Mapa, que ao todo chegam a cinco, e atua diretamente nas áreas de gestão do risco rural; mobilização de recursos públicos e privados; e no apoio à comercialização.
Além dos técnicos de carreira que atuam na secretaria, outros nomes devem ser integrados à equipe, seguindo orientação do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
"Há uma equipe de técnicos muito forte no ministério. Ela será oxigenada e vamos seguir as orientações do ministro", disse Neri Geller, ao Agrodebate.