O novo secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, vai tomar posse nesta segunda-feira (7/1), no gabinete do ministro Mendes Ribeiro Filho, em Brasília. No mesmo dia, secretário e ministro reúnem-se para discutir as principais diretrizes da pasta, como Plano Safra, seguro agrícola, logística e estoque e armazenagem da supersafra prevista para este ano.
O agricultor e empresário gaúcho está na região de Lucas de Rio Verde (MT) desde 1984, onde trabalha com o mercado agrícola, além do plantio e comercialização de soja e milho. Ele também possui empresa no setor de combustíveis e foi deputado federal em 2007 e 2011. Além disso, exerceu o mandato de vereador em Lucas do Rio Verde (1996 e reeleito em 2000).
Com seu histórico, Neri Geller garante que se sente preparado para assumir o cargo, que este ano tem uma grande responsabilidade com a previsão de safra histórica no país e entraves de logística e armazenagem da produção. Apesar de evitar falar sobre detalhes técnicos da secretaria antes da reunião, Geller diz que pretende trabalhar com foco na implantação do código florestal, estoque regulador, o Programa de Garantia de Preço Mínimo, seguro agrícola e na regionalização das ações do Ministério da Agricultura. "No centro-oeste, por exemplo, precisamos aumentar um pouco mais o valor dos recursos de custeio (agrícola) para que o produtor tenha acesso e consiga baratear custos.
"Modéstia à parte, eu vivo isso há muitos anos e sei que estamos preparados para fazer um grande trabalho. Quando assumo desafios, eu vou com tudo para fazer a minha parte", afirmou.
Neri Geller assume o lugar do secretário substituto Edilson Guimarães, que está no cargo desde outubro do ano passado quando o antigo secretário Caio Rocha foi indicado para a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo.