Dados do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) apontam que a comunicação sobre a vacinação de 4.318 cabeças de gado, em Sorriso, ainda não foram entregues. Estes animais estão em 77 propriedades rurais do município.
A campanha ocorreu entre os dias 1º e 30 de novembro e a data limite para a comunicação encerrou na segunda-feira (10). "Ontem pela manhã já recebemos comunicações. A partir de agora, os pecuaristas receberão uma penalidade administrativa. Ele fica com o cadastro suspenso por 30 dias, sem poder vender ou transportar os animais. Mas continuamos a receber as comunicações", explicou a responsável pela unidade sorrisense, Simone Tesser.
Agora para aqueles pecuaristas que não fizeram a vacinação do rebanho, as penalidades previstas são mais duras. Além de penas administrativas, com suspensão do cadastro, é aplicado multa de até R$ 120 por cabeça não vacinada. "Acredito que o rebanho tenha sido vacinado. Mas os pecuaristas acabam esquecendo do prazo. Mas esperávamos sim uma comunicação maior", finalizou.
Em Sorriso, estão registrados, no Indea, 59.836 animais. Todos eles deveriam ser vacinados.