Em 2011, o Estado que mais comercializou sêmen de bovinos de corte foi Mato Grosso, com participação de 15,3% no total, segundo levantamento feito pela Scot Consultoria, com informações da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA).
Em seguida, vem Mato Grosso do Sul, com 13,8% do sêmen negociado. Goiás ocupa o terceiro lugar, com 11,6% do total comercializado para as raças de corte. Para as raças leiteiras, Minas Gerais é a líder dos negócios, com 27,9% de participação. Em segundo e terceiro lugares, bem próximos, estão Rio Grande do Sul e Paraná.
As participações destes Estados na comercialização foram de 14,9% e 13,9%, respectivamente. O avanço do nível tecnológico e o abate de fêmeas de cada Estado são fatores que podem influenciar na distribuição para os próximos anos.