Em Mato Grosso, do total exportado de algodão no mês de outubro, cerca de 90% foram enviados para a Ásia, contabilizando um volume de 95 mil toneladas da pluma. Apesar da expressividade, no próximo ano é previsto que o principal comprador, a China, reduza as importações. Por outro lado, outros países podem fazer parte da lista de importadores da pluma mato-grossense, é o que destaca o último boletim do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
De acordo com a analista do Imea, Elisa Gomes, a Indonésia, o Paquistão e o Vietnã são compradores que irão tentar ocupar o espaço que será deixado pela China em 2013. Ela explica esses país, conforme relatório do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), Têm previsão de aumento no consumo de algodão de 16%, 14% e 12%, respectivamente, em comparação com a safra 2011/12.
Mas embora as importações estejam garantidas pela troca de compradores, há estimativa de que as exportações de algodão diminuam devido a queda na produção. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a previsão é que a produção da pluma em Mato Grosso reduza até 25%, de 1 milhão de toneladas para 775 mil toneladas. No Brasil, a estimativa também é de queda, passando de 1,8 milhão de toneladas para 1,4 milhão de toneladas de algodão.