O Ministério da Agricultura divulgou, hoje, o calendário sugerido para que o plantio da segunda safra do milho 2012/2013 seja realizado em Mato Grosso. Chamado de zoneamento agrícola de risco climático, o objetivo foi identificar os municípios aptos e os períodos considerados de baixo risco climático para semeadura.
Para o desenvolvimento do calendário, foram feitas análises térmicas e hídricas, esta última considerando precipitações pluviais, evapotranspiração potencial, ciclos e fases fonológicas das cultivares, coeficiente de cultura (Kc) e capacidade de água disponível dos solos.
As cultivares foram classificadas em três grupos de características homogêneas: Grupo I (n ≤ 120 dias); Grupo II (120 dias < n ≤ 145 dias); e Grupo III (n >145 dias), onde n expressa o número de dias da emergência à maturação fisiológica. Os 141 municípios foram considerados aptos para receber a cultura.
A tabela com as sugestões para semeadura está disponível em Diário Oficial da União. De acordo com recente levantamento da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), a expectativa de produção na referida safra é de 14,1 milhões de toneladas.