O município de Sorriso, no norte de Mato Grosso, voltou a ser destaque nacional com o maior valor de produção no país, R$ 1,9 bilhão. O total representa um crescimento de 105,4% em relação ao ano anterior. Sozinho a cidade foi responsável por 8,8% da renda agrícola gerada por Mato Grosso (21,5 bilhões), destacando-se como maior produtor nacional de soja e o 2º maior produtor de milho. Este mês o município ganhou o título de Capital Nacional do Agronegócio conferido por meio da Lei 12.724, publicada no Diário Oficial da União (DOU).
O município aparece ainda em primeiro lugar entre os 20 maiores produtores de soja do país, com 600,2 mil hectares destinados à oleaginosa. O Estado de Mato Grosso tem dez dos principais municípios produtores do agronegócio entre os vinte com o maior valor de produção no País, entre eles Sorriso, Sapezal, Campo Novo, Nova Mutum e Campo Verde, entre outros. No total dos 50 municípios com maior renda, Mato Grosso aparece 17 vezes por meio de seus municípios produtores. Os dados fazem parte dos dados da Produção Agrícola Municipal (PAM), pesquisa que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para o diretor financeiro da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), e vice-presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Nelson Piccoli, o município se destaca frente a outras cidades do país, principalmente pela produção de soja. “Na safra passada, Sorriso destinou uma maior área no Estado, o que aliado ao clima ajudou para uma safra recorde”, explica.
Piccoli afirma ainda que para as próximas safras, Sorriso deve seguir líder, e Mato Grosso deve ganhar ainda mais destaque no cenário nacional. “Sorriso vive um dos seus melhores momentos, o que não é diferente também para Mato Grosso.
Nos próximos anos essa realidade de ser a mesma já que 90% da renda do município é proveniente dos produtos do agronegócio, fator esse que contribui para a posição frente ao país”, avaliou.
14 cidades no topo da lista do agronegócio
Mato Grosso tem 14 municípios no ranking dos 20 maiores produtores de soja do País. Sorriso, Nova Mutum, Sapezal, Campo Novo do Parecis, Nova Ubiratã, Querência, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Itiquira, Campo Verde, Santa Rita do Trivelato, Ipiranga do Norte e Tapurah são os destaques nacionais na produção da oleaginosa. Os dados são da pesquisa Produção Agrícola Municipal (PAM), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No ranking dos 20 maiores produtores de algodão o Estado figura com 13 municípios. Mato Grosso foi o principal Estado do país na produção de soja e algodão no ano de 2011, e ficou com o segundo lugar no ranking do milho.
Segundo o diretor financeiro da Federação da Agricultura e Pecuária, Nelson Piccoli, essa realidade deve se repetir este ano, uma vez que o Estado bateu mais uma vez recordes de produção. “Mato Grosso tem grande importância no cenário econômico do país, por isso merece mais investimentos, principalmente em logística”, pontuou.