Como parte da parceria entre o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), desde a última semana o analista de mercado do Imea, Otávio Behling Júnior, está desenvolvendo suas atividades na unidade da Embrapa Agrossilvipastorial, localizada na cidade de Sinop.
O analista agora faz parte da equipe dos economistas Marcelo Carauta e Júlio César dos Reis e realizará o acompanhamento dos custos de produção das principais cadeias produtivas de Mato Grosso. "A ideia é montar uma metodologia de coleta de dados e avaliação econômica dos sistemas integrados de produção", explica Otávio Junior.
Segundo o pesquisador da Embrapa, Júlio César dos Reis, com o alto volume de projetos em execução, contar com a equipe do Imea mais próxima facilitará o trabalho. "A capacidade do Imea de coletar informações e de conhecer produtores de toda a região é importante para nós, pois aumenta o grupo de trabalho", destaca Reis.
De acordo com o superintendente do Imea, Otávio Celidonio, com a nova parceria, a Embrapa passa a contar com acesso ao banco de dados e a metodologia do Instituto. Além disso, o Imea terá a experiência dos pesquisadores da Embrapa. "O grande diferencial é essa troca de experiências. Além de auxiliar a Embrapa na coleta de informações, poderemos desenvolver novas metodologias de pesquisas e estar mais próximos das propriedades rurais em umas das regiões mais produtoras de Mato Grosso", comenta Celidonio.
Instrução – Segundo o gerente de aprendizagem rural do Senar-MT, Marciel Becker, as informações sobre os custos de produção das principais culturas produzidas em Mato Grosso serão repassadas aos mais de 200 instrutores do Senar-MT no estado, por meio do Workshop das Cadeias Produtivas. "Com essas informações, os instrutores poderão, durante os cursos do Senar-MT, auxiliar os produtores no planejamento dos custos da produção de suas propriedades".
A Famato é a entidade que representa os Sindicatos Rurais de Mato Grosso. Junto com o Senar-MT e o Imea, forma o Sistema Famato. Conheça nossas redes sociais. Siga-nos no Twitter (@sistemafamato) e curta nossa Fan Page no Facebook (https://www.facebook.com/sistemafamato).