A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Logotipo
Logotipo
Logotipo Logotipo Logotipo Logotipo
  • Home
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Histórico
    • Diretoria
    • Áreas de Atuação
    • Representações
    • Regiões Sistema Famato
    • Portal da Transparência
  • Serviços ao Produtor Rural
  • Informativos Técnicos
  • Indicadores Agropecuários
  • Resolve Agro
  • Fale Conosco
  • Calendário do Sistema Famato

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

  • SENAR MATO GROSSO
  • IMEA
  • SINDICATOS RURAIS
  • AGRIHUB
Logotipo Famato
  • Home
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Histórico
    • Diretoria
    • Áreas de Atuação
    • Representações
    • Regiões Sistema Famato
    • Portal da Transparência
  • Serviços ao Produtor Rural
  • Informativos Técnicos
  • Indicadores Agropecuários
  • Resolve Agro
  • Fale Conosco
  • Calendário do Sistema Famato

17/10/2012

Em meio ao plantio, 63,1% da safra de soja já está negociada

Fonte: siteadmin
Post Image

As primeiras sementes de soja da safra 2012/2013 ainda nem germinaram e 63,1% (15,2 milhões de toneladas) das 24,1 milhões de toneladas do grão já foram comercializadas em outubro. Os preços futuros do bushel (27,21 quilos) ainda em alta seguem estimulando os sojicultores a continuar vendendo antecipadamente. Ontem, para vendas no mercado futuro em novembro deste ano o bushel da soja estava cotado em US$ 15,09 (R$ 30,72) e para março de 2013 o valor é de US$ 14,83 (R$ 30,19), com o dólar a R$ 2,036 (valor de ontem).

Ao contrário da soja, as vendas do milho safra 2011/2012 estabilizaram em 89,8%, avançando apenas 0,3% ante setembro deste ano em decorrência da retração de preços da saca do cereal. De acordo com dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), as vendas da soja futura estão avançadas em 10,6 pontos percentuais (p.p) em comparação ao período em 2011, quando 52,5% da safra 2011/2012 havia sido vendida com antecedência. Em setembro deste ano, 61,4% da produção da oleaginosa havia sido vendida. “Os preços atrativos levaram os produtores a avançar nas vendas. Contudo, agora é momento de cautela e esperar o desenvolvimento da produção da soja para comercializar o restante”, explica o analista de mercado Cleber Noronha.

As vendas do milho safra 2011/2012 atingiram apenas 89,8% das 15,58 milhões de toneladas, um avanço de apenas 0,3 p.p ante setembro e um atraso de 6,8 p.p em relação aos 96,6% da safra 2010/2011 em outubro do ano passado.

Segundo Noronha, as vendas de milho avançaram pouco devido ao preço do cereal estar recuando. O último boletim semanal do Imea revela a saca do milho cotada em média a R$ 17,55, 2% a menos que na primeira semana de outubro. Entretanto, ao comparar com outubro de 2011 os preços médios foram semelhantes. “O milho que temos ainda para vender é o excedente da produção. As empresas já compraram o que tinham em mente, o que está levando a desvalorização do produto. Os produtores aguardam agora melhores preços para intensificar as vendas tanto para o mercado interno, que é o balizado de preço do cereal, quanto para o externo, diz o analista.

  • Política de Privacidade
  • e-FAMATO
  • Leiloeiros
  • Webmail
Ícone Whatsapp Ícone Facebook Ícone Instagram Ícone Youtube Ícone Linkedin Ícone Twitter
Logotipo Sistema Famato

Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n. Centro Político Administrativo CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT

famato@famato.org.br
(65) 3928-4400
2025 Sistema Famato. Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
ConfiguraçõesAceitar
Manage consent

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Funcional
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Performance
Os cookies de desempenho são usados para compreender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Analytics
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Propaganda
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Outros
Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
Necessário
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.
SALVAR E ACEITAR