Uma Zona de Convergência de Umidade da Amazônia deve provocar muita chuva em Mato Grosso nesta terça-feira (16). Segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), a chuva deve ser forte principalmente no Sul do estado.
Segundo a meteorologista do Inpe, Ludmila Pochmann, apesar do início do período chuvoso em Mato Grosso, bem como em todo o país, não deve interferir nas temperaturas. "O calorão deve continuar. E esse calor durante o dia, somado a esse canal de calor e umidade que vem da Amazônia devem provocar os temporais no estado", informou.
Ainda de acordo com Pochmann, a umidade relativa do ar não aumenta muito significativamente. Em todo o estado ela deve variar entre 40% e 70%, sendo que a Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que o ideal para a saúde são níveis acima de 60%.
No leste de Mato Grosso o sol aparece entre nuvens e as pancadas de chuva caem de forma isolada. O Inpe aponta ainda que a temperatura fica em torno de 30°C na maior parte do estado. Em Vera, a 486 quilômetros de Cuiabá, a temperatura varia entre 19°C a 28°C. Em Cuiabá faz até 30°C na capital, 31°C Em Canarana, e 34°C em Poconé.