“Para o mês de outubro inteiro, ou pelo menos no dia 3, os comerciantes estão convidados a dar um simples apoio a esta importante causa, o Outubro Rosa, decorando suas fachadas, vitrines e interior das lojas, ou mesmo o vestuário da equipe de vendas, tendo a cor rosa como o principal elemento”.
Este é o chamado da diretora da CDL Cuiabá, Maria Cândida Camargo, a todos os representantes do Setor de Comércio da capital mato-grossense para que integrem a Campanha Outubro Rosa, que é de alerta sobre a importância de detecção precoce do câncer de mama, a conscientização sobre o autoexame e a necessidade de consultas periódicas ao médico.
Mulheres, homens e as famílias que enfrentam o problema são o foco da campanha. O câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é o segundo tipo de neoplasia mais frequente no mundo. Esta doença atinge também aos homens, mas, principalmente, ao sexo feminino, que responde por 22% dos casos novos a cada ano. No Brasil, a estimativa do Inca, em 2012, é o registro de mais 52.680 casos.
Em Mato Grosso, para este ano a expectativa é de 530 casos a cada 100 mil habitantes, dos quais 170 deverão ocorrer em Cuiabá. Entre todos os cânceres, o de mama é o que apresenta a maior incidência tanto no estado, quanto na Capital. A detecção precoce aumenta, significativamente, as chances de cura da doença e, por isso, a campanha Outubro Rosa é tão relevante.
Ações – Será o mês de outubro inteiro de atividades temáticas da Campanha Outubro Rosa, por isso a importância dos comerciantes decorarem lojas e talvez até incentivar as equipes a usar roupas rosas, podendo ter até mesmo uniformes rosas criados para a ocasião (a camiseta, por exemplo).
Em 2011, a iluminação especial foi na Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho. Em 2012, o cenário escolhido para a abertura da é um dos ícones da Capital do Estado, a igreja do Santuário Nossa Senhora Auxiliadora. Na quarta-feira (dia 3 de outubro), quando a luz de cor rosa tomar conta da estrutura da igreja, a partir das 20h, a Associação de Trabalhadores Voluntários contra o Câncer de Mama, MTmamma amigos do peito, estará dando a largada, em Mato Grosso, à terceira campanha de alerta sobre a importância de detecção precoce do câncer de mama, a conscientização sobre o autoexame e a necessidade de consultas periódicas ao médico.
Entre os dias 4 e 28 de outubro a associação vai estar no Pantanal Shopping com o bazar beneficente onde vai vender produtos confeccionados por assistidas (mulheres em tratamento ou pós-tratamento do câncer de mama) e voluntários da associação. Camisetas customizadas, pulseiras shambalas, chaveiros “Coração da Vida” e ecobags.
No feriado de Nossa Senhora Aparecida, dia 12, acontecerá a Caminhada pela Saúde das Mamas, no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá. E, em 26 de Outubro, dia Estadual de Prevenção ao Câncer de Mama, a MTmamma vai para a praça Alencastro, no centro da cidade, onde realiza panfletagem e uma série de atividades para conscientizar a população que passa pelo local.
Sete palestras sobre a saúde das mamas com médicos especialistas e depoimentos de assistidas já estão agendadas. Como nas duas primeiras edições, os médicos parceiros da associação são peças fundamentais neste processo de alerta. Este ano, como palestrantes, estão confirmados os médicos Marcelo Mendes (diretor clínico da Associação) Ritamaris Régis Borges, Juliana Dallaqua Costa e Cleberson dos Santos Queiroz.
A dimensão da luta também atrai empresas e entidades que ajudam a MTmamma a realizar o Outubro Rosa. Assim, com patrocínios financeiros ou outras formas de contribuição estão nessa lista, até o momento, a Famato, Àguas Lebrinha, Ligraf, Coabra, Clínica São Camilo, Plaenge, Pantanal Shopping, Cedic, Oncomed, Progênie Agronegócio, Instituto Avon, Pró-Unim e CDL Cuiabá.