O analista de Pecuária do Núcleo Técnico da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Carlos Augusto Zanata, participa da Expocruz 2012 – Feira Internacional de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. O evento ocorre entre os dias 27 e 30 de setembro.
Considerada a maior feira multissetorial da Bolívia e uma das maiores da América Latina, a Expocruz está em sua 37ª edição e conta com a participação de 2.271 expositores de 21 países, incluindo o Brasil que tem um pavilhão exclusivo no evento.
A feira concentra diversos setores da economia, como automotivo, turismo, serviços, telecomunicações, informática, arte e cultura, além de pecuária e agroindústria. Neste ano, o setor agropecuário contará com mais de mil animais em exposição.
De acordo com Zanata, o objetivo da visita é ver de perto as oportunidades de negócio na Bolívia, principalmente na pecuária de corte. A Bolívia possui um rebanho bovino de cerca de 7 milhões de cabeças e importa genética, tecnologia, serviços e produtos agropecuários do Brasil.
Além disso, o analista também irá conhecer a realidade dos produtores brasileiros e mato-grossenses radicados em Santa Cruz de la Sierra. Verificará como eles lidam com questões como a sanidade animal, comércio, segurança nas propriedades, crédito, assistência técnica e também a atuação da entidade Fegacruz, que representa os produtores rurais bolivianos. “Não há números oficiais, mas sabemos que há muitos produtores mato-grossenses que foram para a Bolívia produzir grãos e carne bovina”, explica Zanata.
Acompanhe a visita do analista na Expocruz pelo nosso site (http://www.sistemafamato.org.br/site/). O Sistema Famato é a união da Famato, do Senar-MT, do Imea e dos 86 Sindicatos Rurais de Mato Grosso. Siga nosso perfil no Twitter (@sistemafamato) e curta nossa Fan Page no Facebook (https://www.facebook.com/sistemafamato).