O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Agrossilvipastoril) e o Governo do Estado de Mato Grosso realizam na próxima semana a “Capacitação de Multiplicadores do Plano ABC” nos municípios de Rondonópolis e Querência.
O Plano de Agricultura de Baixo Carbono (ABC) é uma ação do governo federal que visa estimular a redução das emissões de carbono no setor agropecuário, como forma de cumprir os compromissos assumidos pelo país na Conferência do Clima da ONU (COP 15). O Plano está baseado em algumas tecnologias como a integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), o plantio direto, a recuperação de pastagens degradadas, a fixação biológica de nitrogênio, as florestas plantadas e tratamento de resíduos animais.
Em Mato Grosso, a Federação da Agricultura e Pecuária (Famato) é membro do grupo gestor do plano. De acordo com o presidente da entidade, Rui Prado, “a Famato estimula o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis que permitem o maior aproveitamento possível das áreas já abertas para a produção”.
O público alvo são técnicos, extensionistas, projetistas e estudantes das áreas de agronomia, engenharia florestal,veterinária, zootecnia e engenharia ambiental. Entre os temas que serão abordados na capacitação estão estratégias para elaboração de projetos e conceitos de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).
Informações e inscrições:
SEDRAF – Bruno (65) 3613-6238 ou pelo e-mail: bcuzziol@sedraf.mt.gov.br e Wilson (65) 3613-6237 ou pelo e-mail: wilson_pereira@sedraf.mt.gov.br.
Programação:
Dia 1:
7h30 – 8h: Recepção e abertura;
8h – 9h: “Plano ABC – Agricultura de Baixa Emissão de Carbono” – Elvison Ramos (MAPA/Brasília);
9h – 9h15: Intervalo;
9h15 – 12h15: “Conceitos de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF)” e “Estratégias para Implantação de Sistemas de ILPF” – Flávio Wruck (Embrapa Arroz e Feijão, lotado em Sinop-MT);
12h15 – 13h45: Intervalo para almoço;
13h45 – 17h15: “Conceitos de Degradação de Pastagens e de Recuperação de Pastagens Degradadas” e “Estratégias para Recuperação de Pastagens Degradadas – Aspectos Técnicos e Econômicos” – Bruno Carneiro e Pedreira (Embrapa Agrossilvipastoril, Sinop-MT).
Dia 2
8h – 12h: “Conceitos de Sistema Plantio Direto (SPD)” e “Estratégias para Implantação de Sistema Plantio Direto (SPD)” – Laércio Zancanaro (Fundação MT, Rondonópolis MT);
12h00 – 13h30: Intervalo para almoço;
13h30 -15h: “Inventário Florestal de Mato Grosso” – FaustoTakizawa (Arefloresta);
15h – 15h15: Intervalo;
15h15 – 17h: “Recomendações para elaboração de projetos de crédito do Plano ABC” – (Banco do Brasil).
Rondonópolis
Local: Sindicato Rural de Rondonópolis
Dias: 18 e 19 de setembro
Querência
Local: Câmara Municipal de Vereadores
Dias: 20 e 21 de setembro