A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Logotipo
Logotipo
Logotipo Logotipo Logotipo Logotipo
  • Home
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Histórico
    • Diretoria
    • Áreas de Atuação
    • Representações
    • Regiões Sistema Famato
    • Portal da Transparência
  • Serviços ao Produtor Rural
  • Informativos Técnicos
  • Indicadores Agropecuários
  • Resolve Agro
  • Fale Conosco
  • Calendário do Sistema Famato

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

  • SENAR MATO GROSSO
  • IMEA
  • SINDICATOS RURAIS
  • AGRIHUB
Logotipo Famato
  • Home
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Histórico
    • Diretoria
    • Áreas de Atuação
    • Representações
    • Regiões Sistema Famato
    • Portal da Transparência
  • Serviços ao Produtor Rural
  • Informativos Técnicos
  • Indicadores Agropecuários
  • Resolve Agro
  • Fale Conosco
  • Calendário do Sistema Famato

13/09/2012

Agosto apresenta primeira retração em vendas do ano

Fonte: siteadmin
Post Image

O mês de agosto foi o primeiro a apresentar retração na receita originada pelas exportações estaduais neste ano. Diferente dos recordes contabilizados nos meses anteriores, quando o faturamento de 2012 passou a ser o maior da série histórica para alguns meses, os embarques do mês passado ficaram 3% abaixo do observado em agosto de 2011, passando de US$ 1,11 bilhão para US$ 1,07 bilhão.

A perda de fôlego reflete a escassez de soja em grão. A oleaginosa é o principal produto da pauta local e desde meados de junho o volume disponível para venda, ainda na mão do produtor, já era o menor observado na série histórica do Imea para o produto, menos de 2% de uma produção recorde de 21,36 milhões de toneladas. Sem a oferta do grão, o ritmo da pauta reduz. Ainda de todo modo, como mostram os números, agosto segue com receita acima de US$ 1 bilhão, barreira rompida mensalmente ao longo de 2012.

Conforme análise divulgada ontem pelo Instituto Mato-grossense de Agropecuária (Imea), o saldo da balança comercial foi de US$ 903 milhões, inferior em 6% a agosto de 2011. O acumulado, como as importações reduziram em 15% e as exportações aumentaram 31%, garantiu um saldo da balança comercial estadual de US$ 8,4 bilhões, 40% superior ao acumulado do ano 2011. “As exportações de Mato Grosso têm oscilado bastante em 2012, diferente dos anos anteriores.

Os meses de março e maio foram muito positivos para o Estado, sendo responsabilidade do algodão e do milho, respectivamente, estes meses de desempenho positivo”, destaca a analista de Conjuntura Econômica do Imea, Gemelli Lyra. Ela pondera ainda que as expectativas em relação às exportações do Estado eram positivas, “mas o efetivamente realizado tem contrariado nossas premissas”. Para o próximo quadrimestre as projeções seguem pouco otimistas, já que os grãos devem sustentar as exportações para este período, sem, contudo, garantias de que o total exportado seja tão superior a 2011 como chegou a ser projetado.

AGOSTO – Os produtos que tiveram maior representatividade nas exportações de Mato Grosso em agosto deste ano foram: complexo soja, complexo milho e algodão, respectivamente. Embora a soja ocupe a primeira posição no ranking, as exportações de agosto foram 11% inferiores a agosto de 2011, mesmo com preço médio 17% superior a agosto/11, o volume exportado foi 24% inferior.

Os números para o milho foram positivos em relação a agosto/11, com um aumento de 20% no volume exportado. “É interessante notar que em agosto de 2011 o milho representava 50% do volume exportado pelo Estado e atualmente representa 61%, elevação de 11 pontos percentuais. Tivemos um mês positivo para o milho, mas não tão positivo para o algodão com redução de 16% no valor embarcado pelo Estado em relação a agosto do ano passado”.

Um produto que obteve grande destaque, mas se encaixa em outra categoria foi o ouro, aumento de 86% no volume embarcado em relação a igual mês do ano passado. O volume de 483 quilos (kg) ao preço médio de US$ 51 mil/Kg.

RANKING – A China continua sendo o maior parceiro comercial de Mato Grosso e durante os oito meses deste ano ampliou seu share de 36% para 41%. Em segundo lugar está a Holanda, com redução no share de 9% para 8%, seguida pela Tailândia e Espanha.

ACUMULADO – Nos primeiros oito meses de 2012, os produtos que tiveram maior representatividade nas exportações de Mato Grosso foram, respectivamente: complexo soja, complexo milho e algodão. Estes três grupos representam 88% de todo valor exportado pelo Estado no acumulado do ano. Houve crescimento de 42% nas exportações de soja, 164% de algodão e 121% de feijão. Ressaltando que o algodão aumentou a representatividade no total exportado pelo Estado, saltando de 2% para 5%.

  • Política de Privacidade
  • e-FAMATO
  • Leiloeiros
  • Webmail
Ícone Whatsapp Ícone Facebook Ícone Instagram Ícone Youtube Ícone Linkedin Ícone Twitter
Logotipo Sistema Famato

Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n. Centro Político Administrativo CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT

famato@famato.org.br
(65) 3928-4400
2025 Sistema Famato. Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
ConfiguraçõesAceitar
Manage consent

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Funcional
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Performance
Os cookies de desempenho são usados para compreender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Analytics
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Propaganda
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Outros
Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
Necessário
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.
SALVAR E ACEITAR