Servidores da Superintendência Regional do Ministério da Agricultura (Mapa) retornaram ao trabalho na segunda-feira (03). Em Mato Grosso, serão necessárias duas semanas para colocar em ordem o acúmulo de serviço, estima o delegado do Sindicato dos Fiscais Federais Agropecuários (ANFFA Sindical), Nilo Silva do Nascimento. Durante os 25 dias greve (de 6 a 31 de agosto) ficaram prejudicadas a coleta de material para análise de resíduos de hormônio para animais e, sobretudo, a parte de análises de processos de sementes e fertilizantes.
Estas últimas atividades interrompidas preocupavam os sojicultores, que iniciam o plantio da safra 2012/2013 a partir do dia 15 de setembro, quando termina o vazio sanitário. Produtividade e preço elevados da última safra fizeram com que os produtores de Brasnorte aderissem à integração lavoura-pecuária. Problema é que os insumos comprados para o cultivo de 400 hectares ainda não chegaram na região. Por precaução, o plantio está adiado para 15 de outubro, afirma o presidente do Sindicato Rural de Brasnorte, Aldo Rezende Telles Júnior. “Como é o primeiro ano, não temos insumos e nem a garantia do fator climático. Então, é melhor esperar”. Para o setor pecuário, a suspensão da inspeção da carne para exportação era o maior temor. Alguns frigoríficos chegaram a reduzir a produção para evitar perdas.
De acordo com o diretor do Sindicato das Indústrias Frigoríficas de Mato Grosso (Sindifrigo), Paulo Bellincanta, o impacto foi amenizado após uma decisão judicial que determinou a retomada de parte das ações de inspeção federal e vigilância agropecuária em todo o país logo no início da greve. “As indústrias conseguiram contornar os atrasos iniciais”.
Acordo – Sindicato Nacional da categoria (ANFFA Sindical) aceitou a proposta do governo federal, que garantiu ajustes a partir de janeiro do próximo ano, quando a remuneração dos FFA passará a ser na modalidade de subsídio; além de 15,8% de reajuste para as categorias. Segundo o delegado do ANFFA Sindical em Mato Grosso, nem toda a reivindicação foi atendida. O percentual de reajuste pleiteado, por exemplo, era de cerca de 24%.