Por cautela e alta produtividade na região Oeste, a colheita do algodão 2011/2012 pode ultrapassar a segunda quinzena de setembro em Mato Grosso. Até sexta-feira 94% dos 722.568 hectares plantados nesta safra já haviam sido colhidos, um atraso de apenas um ponto percentual em relação ao ciclo passado no período. Os números são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que revela uma produtividade média de 240 arrobas por hectare. O 13º levantamento da colheita de algodão mostra que o noroeste mato-grossense deve ser a próxima região a juntar-se ao norte e nordeste que já encerraram os trabalhos nas lavouras.
No noroeste 96% dos 25,9 mil hectares foram colhidos. O médio-norte é também segue a tendência com 95% de seus 135,7 mil hectares. As regiões centro-sul (53,3 mil hectares) e sudeste (317,7 mil hectares plantados) estão com 93% de suas respectivas áreas colhidas. "Até o dia 15 de setembro estas regiões devem dar suas colheitas por encerradas.
Apenas a região oeste deve ultrapassar a data devido a alta produtividade. Entretanto, os produtores no oeste estão buscando correr com a colheita antes das chuvas começarem e o vazio sanitário terminar", comenta a analista de mercado de algodão do Imea, Elisa Gomes.
Naregião oeste 91% de 184,2 mil hectares foram colhidos. A analista explica ainda que o pequeno atraso ante o ciclo passado deve-se a cautela por conta do clima quente que pode ocasionarincêndios nas lavouras.